Outubro Rosa /ações para prevenção do câncer de mama se espalham Muniz Ferreira

Encontro das "Amigas do Peito" foi realizado Muniz Ferreira



A Prefeitura, de Muniz Ferreira através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma sensibilização para o Outubro Rosa com os servidores da saúde, educação e assistência social. O evento, realizado no centro treinamento administrativo, tinha como meta sensibilizar os profissionais sobre o câncer de mama. O outubro rosa é um movimento popular internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, e entidades. A ação começou nos Estados Unidos no ano de 1990

Através do compromisso assumido pelo prefeito Wellington vieira e a vice Mid, visando à saúde e qualidade de vida das mulheres. Através da Prefeitura, são mobilizadas as secretarias municipais de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, da primeira-dama Jocineide a e da secretária municipal da Saúde, Gildelia. Também secretários municipais, representantes de instituições ligadas à saúde da mulher.
Outubro Rosa


O movimento popular internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Através de ações, como palestras, mutirões de exames, distribuição de material informativo e orientações, o objetivo da campanha é alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir para a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.



A 2ª Ação Outubro Rosa que marca o início da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Palestra com Sandra Pinto do Instituto Amiga do Peito. Sandra destacou que o evento serviu de alerta para todas as mulheres, as mulheres façam mamografia a partir dos 40 anos, e não aos 50 como recomenda o Ministério da Saúde. Essa é uma conduta importantíssima, tendo em vista o percentual de 33% de casos de câncer de mama diagnosticados em pacientes na faixa etária de 40 a 50 anos”, afirma e explicação sobre os direitos do paciente com câncer. A Secretaria de Saúde participou orientações de combate ao câncer de mama.

O prefeito falou sobre a importância da atenção com a saúde da mulher. "Atualmente, a mulher moderna possui muitas preocupações, mas a saúde é fundamental e precisa ser priorizada", explicou falou sobre a importância da prevenção "É importante que as mulheres façam o autoexame das mamas. O procedimento é simples e pode salvar vidas. Na luta contra o câncer o diagnóstico precoce é fundamental", afirmou.