Cruz das Almas: Prefeitura faz entrega de enxovais a gestantes do município


A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou entrega de enxovais para as gestantes que participam do Grupo do PAIF de gestantes. A ação aconteceu , no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Itapicuru. O Grupo do PAIF de Gestantes é desenvolvido pela equipe do serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família - PAIF, e composto por gestantes que tenham perfil de vulnerabilidade social, e são acompanhadas durante o período da gravidez pela equipe psicossocial do CRAS.
Durante o período de acompanhamento são realizados diversos encontros onde as gestantes compartilham suas vivências e sentimentos, além de palestras, rodas de conversas que abordam questões relacionadas a gestação, a saúde, os direitos sócio assistenciais, artesanato, durante os encontros também são convidados outros profissionais de outras áreas e no final do grupo são entregues enxovais as gestantes.
Para Claudia, psicóloga do CRAS esse processo é importante não apenas do ponto formativo mas também pela questão do enxoval. “É para dar uma melhor condição a gestante que não tem condições de fazer, adquirir um enxoval.” afirma. Fernanda participante do grupo ressalta a importância do grupo para sua gestação. “a experiência foi única, maravilhosa, tirei minhas dúvidas, o grupo é acolhedor, uma família.” Relata.