‘Sou BolsoRui’, diz Bacelar ao defender apoio a Rui Costa e Bolsonaro no próximo ano

Eleito pela base do governador Rui Costa (PT) na Bahia, mas apoiador do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal João Carlos Bacelar (PR) afirmou não ver constrangimento em defender governos com linhas ideológicas opostas. “Sou ‘Bolsorui’. Sempre defendi isso dentro do meu partido, não seria agora que mudaria de posição”, ponderou Jonga, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Na véspera do segundo turno das eleições, enquanto Rui Costa liderava uma caminhada em Salvador em prol do presidenciável Fernando Haddad (PT), Bacelar estava no Rio de Janeiro, na casa do presidente eleito. Bacelar é um dos parlamentares que terão que fazer uma ginástica ideológica para serem governistas, tanto no campo estadual quanto no plano nacional.

Deputados do Nordeste de partidos como PP, PR, PSD e DEM caminham para, ao mesmo tempo, apoiar o presidente Bolsonaro e governadores de partidos de esquerda que estão à frente de seus respectivos estados. “Cada um vai fazendo suas escolhas na vida. Eu agradeço sempre as pessoas que têm atitudes firmes. A gente gosta e aprende a gostar de pessoas que são ponta firmes, que seguram a sua palavra em qualquer situação”, disse.

Na Bahia, o PR comanda a Secretaria de Turismo na gestão de Rui. A postura dúbia de alguns parlamentares baianos, reprisada desde o apoio ao presidente Michel Temer (MDB) nos últimos anos, pode revelar ter um alto preço, segundo Josias Gomes (PT), articulador da gestão de Rui. “Não terá vida fácil o deputado que votar a favor de medidas que Bolsonaro propõe e que vão de encontro a interesses do povo nordestino”, falou.10 de Nov // Foto: Reprodução / Agência Brasil | Política