Audiência Pública sobre biometria aconteceu em Santo Antonio de Jesus



 Juiz substituto do Regional do TRE-BA faz audiência pública para divulgação da biometria

Audiência pública, foi realizada pelo juiz substituto do Regional José Batista Santana Júnior, juízes e promotores eleitorais ocorreu na manhã desta terça-feira, 21/05/2019, em santo Antônio de Jesus, no Fórum. reuniu representantes do Executivo e Legislativo de municípios em Amargosa, Brejões, Castro Alves, Elísio Medrado, Itatim , Jiquiriça, Laje Muniz Ferreira , Mutuípe, Nova Itarana, Rafael Jambeiro, Santa Terezinha e São Miguel das Matas.
A audiência tem o objetivo de alavancar a coleta dos dados biométricos dos eleitores além de outras autoridades locais. Audiência Pública. O evento faz parte do último ciclo do recadastramento no
estado. 
Juiz substituto do Regional, pediu também o apoio da população e dos órgãos públicos para ajudar a informar a população e facilitar o acesso aos postos de recadastramento. Ele acredita ser possível recadastrar, no mínimo, 95% do eleitorado. “Não vamos deixar os eleitores sofrerem as consequências da falta do recadastramento. Vamos juntos conseguir alcançar essa meta. A Justiça Eleitoral está aqui para dar o apoio que a população precisa”. Mas a presença em massa dos representantes da prefeitura, vereadores, presidente da câmara, nos deixou confortáveis e com a certeza de que eles realmente vão se empenhar. Com o esforço e a dedicação de todos, acredito que atingirá a meta mínima desejada e talvez a ultrapasse. “Já informamos que a Justiça Eleitoral está disponível para servi-los naquilo que for do nosso alcance a fim de facilitar e colaborar com um percentual de aumento da população recadastrada”.

Agendamento


A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.

Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento. tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe.

Serviço:
O quê: Audiência Pública para divulgação da Biometria
Quando: terça-feira, 21 de maio, às 10h
Onde: 
Fórum de Santo Antônio de Jesus (Av. Antônio Carlo Magalhães, s/n, bairro São Paulo) . Para atualizar o cadastro, os eleitores precisam levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado ao cartório eleitoral. 

Apresentação técnica

Na audiência pública, a apresentou detalhes do Projeto Biometria e esclareceu as dúvidas acerca do procedimento, sempre alertando a população para os prazos e consequências do não comparecimento à revisão.

No processo de biometria, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento por meio da coleta de foto e impressões digitais. Se perderem o prazo, terão o título cancelado, ficando sujeitos a restrições, dentre elas:

· Obter passaporte;

· Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

· Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, dentre outros estabelecimentos governamentais;

· Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução TSE n.º 21.823/2004.



Nenhum comentário