Na sessão especial da Câmara de Vereadores, alusiva aos 128 anos de emancipação politica de Aratuípe, várias homenagens


Por ANTONIO MASCARENHAS
Na sessão especial da Câmara de Vereadores, alusiva aos 128 anos de emancipação política do município de Aratuípe, a egrégia casa legislativa, sob o comando de Remelton Silva, também fez sua parte, no momento em que realizou um evento com participação de autoridades do município e região e qjue, sem sombra de dúvidas, ficará nos anais da historicidade local.. 
Além do presidente, o prefeito Sinho,deputados Antônio Brito (federal), Rogerio Andrade filho (estadual), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira); representando Jaguaripe, Adé (presidente da Câmara), ex-prefeita Derá e vereadora Edna; outros edis do município, a exemplo de Julival, Laércio, Otávio; secretários municipais a exemplo de Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) e representantes de diversos segmentos do município e região.
PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE
Em seu pronunciamento, dentre outros aspectos, o presidente destacou: “Neste momento de homenagearmos a memória dos nossos valorosos emancipadores, muito bem representados na pessoa do nosso querido prefeito . Também reconhecemos o trabalho dos prefeitos que ajudaram a construir a nossa cidade, com uma menção especial ao nosso prefeito Sinho, que vem realizando uma gestão inovadora”, disse. Tantas lutas e conquistas, não podem passar em branco.
Ainda na sessão, enalteceu lançamento de livro:   “O livro reforça as ações de aproximação da Câmara de com o cidadão, tendo como foco a prática democrática, além de ser um mecanismo que pode nortear políticas públicas na cidade”, frisou .
O presidente também destacou o poder de uma Câmara de Vereadores. “Segundo especialistas e cientistas políticos, os vereadores fiscalizam e acompanham de perto, aprovando ou desaprovando, os recursos das prefeituras”.
Agradecendo a presença da população no dia festivo, Aratuípe ressaltou: "o melhor presente que podemos oferecer no dia do seu aniversário da cidade é unirmos forças para trabalharmos, todos juntos, buscando defender projetos que possam dar a nossa cidade uma "cara" de modernidade, todavia, sem perder a característica que nos distingue como “cidade acolhedora”.
HOMENAGEM AOS GARIS
Durante sua fala, na tribuna da Câmara, ele ressaltou que o dia do gari é comemorado anualmente em 16 de maio em todo o Brasil. Esta data, segundo ele, tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praça e outros locais limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas, quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.
“No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem. Nem sempre temos presente de que, graças ao seu trabalho, os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita”, apontou o vereador. Segundo ele nada mais justo que homenagear esses profissionais tão importantes e tão esquecidos. Devemos dar visibilidade a esses profissionais, citou.
Remelton Silva Destacou, ainda, que a Soluções Ambientais desenvolve uma atuação importante dentro da comunidade, na prestação de serviços de recolhimento de lixo. “Dentro do seu quadro de funcionários a grande maioria ocupa a função de gari, de maneira que prestar esta homenagem numa mesma sessão é muito importante, sob forma de valorizar esta categoria”.
CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO E MOÇÕES DE APLAUSOS
Além das homenagens prestadas nessa importante sessão da Câmara, ao Deputado Federal Antonio Brito, pelo relevante serviço prestado ao município, através da canalização de emendas que vêm contribuindo bastante para realização de obras em todo o município, a concessão de título de cidadão aratuipense ao deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho". Ele que, em que pese o pouco tempo ocupando uma cadeira junto ao legislativo estadual, já se debruça em torno de um trabalho que contribua, deveras, com o desenvolvimento do município de Aratuípe. Dentre as primeiras conquistas, o asfaltamento do centro da cidade. O título a ele concedido foi de autoria do presidente Remelton Silva que, ao lado do prefeito Sinho, fez a devida homenagem.
O presidente procedeu entrega, também, de moções de aplausos a Ana Catarina Andrade Almeida (cantora e compositora), pelo relevante trabalho que realiza essa área artística e que tanto tem contribuído para que muitos outros jovens possam nela se espelhar e pelo fato de seu trabalho contribuir para que o nome de Aratuípe possa estar sempre presente em grandes eventos em que participa em outros rincões do Estado.
Também de sua autoria a moção de aplausos concedida a Rafael dos Santos (gari) pelo relevante trabalho que realiza em Aratuípe, contribuindo, por conseguinte, não apenas com a limpeza física de ruas mas, também, para a preservação ambiental e saúde. Uma homenagem que, sem  dúvidas, mostra que reconhecimentos devem ser feitos àqueles que, verdadeiramente, participam de todo um projeto de construção do desenvolvimento local.
HOMENAGENS POR PARTE DE DEMAIS EDIS
O vereador Otávio José dos Santos procedeu concessão de moção de aplausos à Sociedade Filarmônica Lira Conceição, de Maragojipinho, assim como à Filarmônica Lira Ceciliana, em face da grandiosa contribuição que prestam à cultura no município. Ele que, em sua fala, procurou discorrer o porquê dessa deferência a essas duas entidades que, indubitavelmente, constituem orgulho para todos munícipes.
vereador Hamilton Lemos Vieira, por sua vez, prestou homenagem com a concessão de moção de aplausos a Raimundo de Jesus Santos (padre da Paróquia de Aratuípe e Jaguaripe). Ele que, vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente dessas instituições religiosas, contribuindo, por conseguinte, para o fortalecimento da fé e exercício da cidadania.
Julival Zózimo Nazaré Araújo, vereador e empresário, concedeu a Zuleide Maria de Souza, da Colônia de Pescadores) a concessão dessa honraria, em face dos trabalhos que realiza junto a essa instituição. Ele que também homenageou com moção de aplausos a Ligiane Albuquerque Santos (empresária na área de farmácia, em Maragojipinho). Julival que dá um grande exemplo, também, na esfera de empreendedorismo.
Laércio Cardos Borges, vereador, também prestou homenagens a munícipes que, em seus segmentos, também vem contribuindo para o desenvolvimento local, a exemplo de Anízia Santana Araújo (área de saúde), José Petronilo da Silva e Robert Fábio Souza Silva (área de saúde). Moções de aplausos que não apenas referenciam. Mais que isso, demonstram reconhecimento por tudo o quanto fazem em prol da população. Laércio também concedeu título de "honra ao mérito a Manoel Augusto Cardoso dos Santos. Fotos, Antonio Mascarenhas e Nega Ju. Representado a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo e Jornal Regional.

Nenhum comentário