Mediações de podem ser feitos Conflitos Judiciários de Salinas, Jaguaripe e Aratuípe




Inaugurado, na tarde dessa segunda-feira, 15, no Fórum Edgar Mata, centro, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, numa iniciativa do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - BA, vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia que, em parceria com as prefeituras municipais de Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Jaguaripe e Aratuípe, entregou à população, esse importante instrumento de mediação
Tendo por escopo atender às demandas que emergem nesses municípios, nas áreas cível e familiar, o CEJUSC terá uma importante missão no sentido de fazer com que eventuais conflitos não sejam postergados ao longo do tempo, significando, com tudo isso, menos dispêndios financeiros por parte das partes e, o que é mais importante, diminuição drástica de animosidades  que, geralmente, deixam resquícios entre aqueles que, literalmente, de digladiam em embates, muitas vezes, desnecessários.
PERSONALIDADES PRESENTES
Na composição da mesa, personalidades como os gestores municipais Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Wellington Sena Vieira (Muniz Ferreira), Antônio Miranda da Silva Júnior "Sinho" (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe) e Wilson Ribeiro Pedreira (Salinas da Margarida) e Ben Wilson, Vice-prefeito de Nazaré. Eles que, além de desenvolveram meritórios trabalhos nos municípios em epígrafe, dão uma demonstração cabal, irrefutável, de união de esforços, também, na esfera de cidadania.
Representando o Poder Judiciário Estadual os Desembargadores Olegário Monção Caldas e Ivanilton Santos da Silva, as juízas Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho (juíza Assessora da Presidência II, Coordenadora do NUPEMEC), as Juízas de Direito Monique Carvalho Gomes e Caroline Rosa Velame Vieira (Diretora do Fórum); representando o Ministério Público a Promotora de Justiça Thelma Leal; representando os OAB/BA Dr. Adriano Balbino, além de vereadores  locais como Idma (autora do projeto em Nazaré), Laura, Abinael, Nagib Neto, Valdo da Locadora, Jorgina.
Também presentes Heráclito Arandas (Ex-prefeito de Jaguaripe), José Carvalho (prefeito de Iramaia),Pepezinho (vice-prefieto de Jaguaripe), Izaque Filho "Izaquinho (ex-prefieto de Nazaré), Luzia Hortência (Secretária de Educação em Muniz Ferreira), Maria Clara (Secretária de Saúde de Nazaré), vereadores de Muniz Ferreira como Rai da Saúde, Alan de Minde, Pato Rouco (liderança em Nazaré) e outras autoridades desses referidos municípios e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 
PRONUNCIAMENTOS
Em todos os pronunciamentos, referência à importância que essa unidade terá para  esses municípios, notadamente no que concerne ao amplo acesso à justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, através de mediações nas áreas de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade) e área cível (nas questões de menor complexidade que envolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas, etc). 
A prefeita Eunice, em seu pronunciamento, discorreu: “Nosso município mostra altivez com essa conquista pontuou a prefeita Eunice exaltou a conquista de Nazaré. “É motivo de orgulho para nós, de estar entre as poucas cidades do recôncavo da Bahia a oferecer este serviço. os serviços de orientação e a retirada gratuita dos seguintes documentos: Certidão de nascimento, alimentos e reconhecimento de paternidade. O serviço é inteiramente gratuito. A unidade de Nazaré vai atender também Muniz Ferreira ,Aratuípe, Jaguaripe ,Salinas “Vamos ter facilitado o tempo de acesso das famílias à Justiça” “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Nazaré e garantir que tenham uma solução rápida”. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.

Nenhum comentário