O Conselho Federal de Administração divulgou na última semana os dados atualizados do índice CFA de Governança Municipal. A avaliação considera uma métrica da administração pública nos municípios brasileiros, a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Entre os municípios da região, Dom Macedo Costa se destaca em Saúde e Educação, obtendo os melhores índices nesses quesitos, quando comparados aos municípios circunvizinhos.
É importante destacar que o índice divide os municípios em categorias, conforme o número de habitantes e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Dom Macedo Costa faz parte do Grupo 1 (pequeno porte). No desempenho em Saúde, em que são mensuradas a cobertura da atenção básica, cobertura vacinal e baixa mortalidade infantil, o índice de Dom Macedo Costa é de 9,24.
Na avaliação da Educação, em que são analisados dados como IDEB, adequação de idade/série e baixa evasão escolar, o índice alcançado por Dom Macedo Costa foi de 8,36. O índice CFA de Governança Municipal é um importante instrumento de diagnóstico nacional que os municípios podem consultar para direcionar ações e alocação de recursos.

Nenhum comentário