JORGE PORTUGAL evoca contribuição do escritor francês MIchel Foucault, em palestra pelo Universidade Para Todos, em S.A.JESUS



Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada, na manhã desse sábado, 21, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, uma palestra proferida pelo renomado professor Jorge Portugal, destinada a alunos pré-vestibulandos (inclusive ENEM), em atendimento a convite formulado pela equipe gestora do Programa Universidade para Todos, UNEB de S.A.Jesus.
Equipe essa constituída por João Evangelista (diretor da UNEB), Cristiane Aragão (Secretária do Programa no município), Graziela Dourado (secretária). Equipe que formula agradecimentos à UNEB, professora Joelma (Diretora do Colégio Estadual) e vereador Uberdan Cardoso (contribuiu com o transporte).
Com maciça participação de alunos de Santo Antonio de Jesus, Dom Macedo Costa, Nazaré, Varzedo, Laje, Nazaré e outros municípios, o evento superou expectativas, não apenas pela explanação de Jorge Portugal mas, também, pelo envolvimento dos alunos.
Em sua fala, Portugal, dentre outros aspectos enfocados, levou os alunos a uma reflexão sobre o cotidiano, no momento em que fez referência a toda uma contribuição dos ensinamentos disseminados nas obras do renomado escritor francês Michel Foucault, no que concerne às relações do poder (veja “Microfísica do Poder”), nas diversas esferas da sociedade.  Relações que, em que pese as naturais mutações no seio da sociedade, estão, sempre, em evidência.
No final do evento, as tradicionais poses dos alunos e professores com o grande mestre nessa área de cursos pré-vestibulares. Ele que também se notabilizou através do Programa Aprovados, veiculado durante anos através do Rede Bahia e o “Professor na Estrada”.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br