Óleo atinge praia de Pratigi, em Ituberá, e cerca de 2 toneladas de resíduos já foram retirados da região baixo sul; equipes estão trabalhando

Uma grande quantidade do óleo que atinge praias do litoral do Nordeste do Brasil foi encontrada, nesta terça-feira (29), na praia de Pratigi, localizada no município de Ituberá, no baixo sul da Bahia. Na cidade vizinha de Canavieiras, também houve registro do resíduo, mas em pequena quantidade.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram voluntários retirando da faixa de areia as manchas que apareceram em Pratigi, onde acontece uma das festas de Réveillon mais famosas do país, o Universo Paralello.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que um grupo de 50 pessoas, a maior parte voluntários, equipes da prefeitura e funcionários de fazendas próximas atuaram na limpeza e que foram foram retirados cerca de 2 mil kg de óleo.
Ainda conforme a prefeitura, o material recolhido da areia foi colocado em um local improvisado na própria praia, para evitar a contaminação. Ainda segundo o executivo municipal, o local atingido fica afastado cerca de 10 km de onde vive a comunidade do Pratigi.
Em Canavieiras, foram avistadas pequenas manchas de óleo na praia de Atalaia. A prefeitura informou que 1 kg de resíduos foi removido do local e que está monitorando a região. G1