IFBA articula rede de fibra ótica e laboratório multimídia para o Campus de Santo Antônio de Jesus. Audiência aconteceu em Brasília


O reitor Renato da Anunciação filho e a diretora do campus Santo Antônio de Jesus, Edna da Silva Matos, participaram de uma audiência na última quarta-feira, 6, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visando recursos para a implantação de um laboratório multimídia e de uma rede de fibra ótica interligando todas as instituições de ensino e pesquisa do município.
O encontro foi articulado pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado federal Félix Mendonça Filho, e pelo empresário Everaldo Ferreira Júnior, também presentes ao encontro. Representaram o MCTIC o secretário executivo Júlio Semeghini e o assessor técnico Alexandre Villain.
Segundo Edna Matos, o secretário ficou bastante impressionado com o projeto da rede de fibra ótica das instituições de pesquisa de Santo Antônio de Jesus, que vai se interligar à fibra da Chesf que passa pela cidade e se incumbiu de fazer injunções junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no sentido de incluí-la no cronograma da implantação do programa Nordeste Conectado, que deve chegar ao Estado da Bahia em janeiro de 2020.
“Esta rede é essencial para alavancar a pesquisa em Santo Antônio de Jesus, aliando a vocação do nosso campus na área de TI à vocação da cidade na área de saúde, possibilitando aliar o curso de medicina da UFRB, e inserir o Hospital Regional como hospital escola na rede universitária de telemedicina”, afirmou Edna Matos.
O MCTIC também acenou positivamente para a implantação do laboratório multimídia no Campus SAJ. “Existe a possibilidade de fazermos uma parceria com a Apple intermediada pelo ministério, que seria vantajosa para nós tanto na aquisição do que existe de mais moderno em termos de hardware e software, como para aproximar o aluno do mercado de trabalho e possibilitar que eles possam ser absorvidos em atividades profissionais da própria empresa ou de seus parceiros”, destacou a gestora.
Durante o encontro, o Reitor Renato da Anunciação Filho também pediu informações a respeito dos laboratórios de inteligência artificial. Estes laboratórios das áreas de saúde, agronegócio, cidade inteligente e indústria 4.0 terão seus editais lançados em janeiro e o MCTIC incentivou o IFBA a participar. Também buscou orientação para adesão do IFBA ao programa Brasil mais TI, que dispõe de uma plataforma EAD com oferta de cursos na área de informática. (Portal IFBA) foto: Divulgação/ Portal IFBA

Nenhum comentário