Festa dos Vaqueiros de Milagres é apresentada na Secretaria do Turismo do Estado



Em visita à Secretaria do Turismo do Estado (Setur), na manhã desta quarta-feira, dia 4, o prefeito do município de Milagres (BA), Cézar Rotondano Machado, apresentou ao secretário Fausto Franco potencialidades turísticas da cidade, com destaque para dois grandes eventos: a Festa dos Vaqueiros e as comemorações da padroeira, Nossa Senhora de Brotas dos Milagres.

A tradicional Festa dos Vaqueiros é considerada uma das principais do estilo na Bahia e reúne grandes atrações musicais. Já a padroeira atrai à cidade uma grande romaria que acontece desde o início de fevereiro até o final de maio. Este ano a prefeitura organiza uma grande festa entre 1º e 3 de maio, unindo o evento dos vaqueiros com as tradições da padroeira.


O ponto alto das comemorações a Nossa Senhora de Brotas dos Milagres é o 2 de fevereiro, mas o ciclo de romarias prossegue e acaba se misturando à procissão dos vaqueiros. A tradição tem origem na lenda de um vaqueiro que corria a cavalo atrás de uma vaca desgarrada, quando esta tropeçou e despencou de um morro. O vaqueiro teria o mesmo destino, mas foi salvo depois que gritou “Valei-me, Nossa Senhora!”.
Já a Festa dos Vaqueiros começou com procissão e missa em homenagem à categoria, realizadas em 1949. A partir de 1992, ganhou um lado profano, com grande festa realizada em praça pública, que atrai moradores e vaqueiros da região e milhares de turistas.

Além de apresentar estas duas tradições, os representantes do município acertaram com a Setur um estudo técnico para avaliar formas de desenvolver outras potencialidades turísticas da região situada às margens da BR-116.


“O empresariado tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo, por isso é importante a participação deles em qualquer plano que o município venha a elaborar com esta finalidade”, lembrou o secretário Fausto Franco.O turismo religioso é o forte da região, que conta, entre os pontos de visitação, com o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e a Fonte dos Milagres, famosa pela água benta. Milagres foi ainda um dos cenários do filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, que concorreu ao Oscar e venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Participaram também da reunião o diretor de Turismo, Esporte e Cultura de Milagres, Luciano Jandre, o deputado estadual Aderbal Fulco Caldas e os diretores Jorge Ávila e Ana Guanaes, da Setur.

Ascom / Setur

Nenhum comentário