ACM Neto anuncia 39 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Salvador


Prefeito ainda anunciou aquisição de 83 novos respiradores, que serão instalados em duas unidades hospitalares

[ACM Neto anuncia 39 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Salvador]
Foto : Max Haack/Secom
Por Juliana Rodrigues no dia 20 de Abril de 2020 ⋅ 13:20
O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (20) a aquisição de 83 novos respiradores e a criação de 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 no município. Os anúncios foram feitos durante coletiva concedida nesta manhã, na Central Municipal de Logística, em Campinas de Pirajá.
Segundo Neto, os novos leitos estão distribuídos entre o Hospital Municipal, Hospital Português, Hospital Santa Isabel e o Martagão Gesteira. No Martagão, serão dez leitos destinados exclusivamente para crianças com coronavírus.
“Nós sempre procuramos atuar em duas direções. De um lado tomar as medidas certas, agindo com precaução, promovendo todas as ações para conter a disseminação do coronavírus, para controlar o crescimento do número de casos e evitar um colapso no sistema público de saúde. A segunda ação que vem sendo preparada de maneira concomitante, que agora a gente começa a evidenciar, é a organização de novos leitos de UTI. A gente sabe que alguns esforços são necessários. De um lado, ter a estrutura física, hospitalar, preparada. Agimos com diferentes estratégias", disse o prefeito.
Dos 83 respiradores, 75 foram adquiridos com recursos da prefeitura e outros oito foram doados pela Suzano Papel e Celulose, sediada em São Paulo, mas que tem atividades na Bahia. Os equipamentos serão instalados na unidade hospitalar do Itaigara Memorial, localizada no Caminho das Árvores, e no hospital de campanha montado no Wet’n Wild, na Avenida Luís Viana Filho, a Paralela.
A prefeitura busca ter 250 leitos de UTI à disposição em Salvador. Até o momento, segundo Neto, a gestão municipal dispõe de 195.

Nenhum comentário