Papa inicia Semana Santa com celebração sem presença de fiéis


Domingo de Ramos foi celebrado dentro da Basílica de São Pedro

[Papa inicia Semana Santa com celebração sem presença de fiéis]
Foto : Vatican Media
Por Metro1 no dia 05 de Abril de 2020 ⋅ 12:00
O papa Francisco iniciou hoje (5) os ritos da Semana Santa com a celebração litúrgica do Domingo de Ramos, dentro da Basílica de São Pedro e não na Praça do Vaticano, como é usual. A informação é da RTP.
"O drama que estamos passando obriga-nos a levar a sério o que conta, a não nos perdermos em coisas insignificantes". Porque a vida é medida a partir do amor. Em casa, nesses dias sagrados, vamos apresentar-nos diante de Jesus crucificado, que é a medida do amor que Deus tem por nós", disse Francisco durante a homília.
Apenas um pequeno grupo de religiosos acompanhou o papa, que respeitava a distância de segurança em todos os momentos, e a liturgia foi realizada no altar da cadeira, na Basílica de São Pedro. 
O aparecimento do novo coronavírus, que já causou mais de 15 mil mortes na Itália, forçou o Vaticano a adotar medidas preventivas para evitar o contágio e, em março, a fechar temporariamente a praça e a basílica. 
Em 27 de março, Jorge Bergoglio deu uma bênção histórica "Urbi et Orbi" - para a cidade e para o mundo - de uma Praça de São Pedro no Vaticano totalmente vazia de fiéis. A imagem foi repetida neste Domingo de Ramos.