Santa Casa de Valença inaugura 20 leitos para pacientes com covid-19; município tem mais de 700 casos confirmados

Santa Casa de Valença começará a receber pacientes contaminados pela doença a partir de sexta-feira (17) — Foto: Camilla OliveiraVinte leitos para tratar pacientes com Covid-19 foram inaugurados na manhã desta quinta-feira (16), na Santa Casa de Valença, cidade do baixo-sul da Bahia. O município já possui mais de 700 casos da doença. Ao todo, são 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria clínica. Os pacientes começarão a chegar à unidade sexta-feira (17). O prefeito Ricardo Moura acompanhou a inauguração da unidade.
“Eu não tenho dúvida que essas UTIs implantadas em nosso município vão salvar vidas”, disse. Segundo a assessoria da Santa Casa, foram investidos cerca de R$ 250 mil entre obras e equipamentos dos novos leitos. A construção levou cerca de 20 dias. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, até quarta-feira (15), Valença havia registrado 714 casos do novo coronavírus, com 28 mortes.

Comércio

Em junho, a prefeitura determinou a reabertura de comércio de ambulantes. No início deste mês, a Justiça da Bahia determinou a suspensão do decreto que previa a flexibilização do comércio no município. A decisão atendeu a uma ação civil ajuizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), que buscou a nulidade do decreto municipal do dia 25 de junho.
A decisão determinou ainda que a cidade seja obrigada a se abster de adotar qualquer medida que autorize funcionamento de atividades não essenciais enquanto durar Estado de Emergência de Saúde Pública, que foi declarado no dia 20 de março. G1