Projeto ‘Artroscopia Para Todos’: mais um avanço para os baianos é disponibilizado no Hospital Regional Costa do Cacau

 


O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, unidade 100% SUS do Governo da Bahia, gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar - IBDAH – dará  início nesta quinta-feira, 1°, a mais um projeto inovador que beneficiará a região de Ilhéus,  uma população estimada em um milhão de habitantes, com a perspectiva de expansão para as demais regiões do estado.

Trata-se do projeto ‘Artroscopia Para Todos’ -  cirurgia que permite uma abordagem das estruturas articulares sem a necessidade de corte, minimizando os riscos e permitindo uma reabilitação precoce. O procedimento é feito com o auxílio de uma câmera e uma lente que permite ampliar as estruturas do joelhos, e assim, facilita a identificação das lesões com apenas dois pequenos furos na articulação.

As vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: causa menos danos aos tecidos, mínimo sangramento, tem um tempo de cicatrização rápido em relação a outras cirurgias mais invasivas, cicatrizes que de tão pequenas costumam desaparecer com o tempo e praticamente indolor.

O idealizador do ‘Artroscopia Para Todos’, Umberto Castro Alves, destaca a importância do projeto e sinaliza que foi elaborado com a finalidade de interiorizar a cirurgia artroscópica em diversas regiões do estado da Bahia.

“O ‘Artroscopia Para Todos’ é um projeto pioneiro e inovador que facilitará o acesso da população aos procedimentos sofisticados da medicina esportiva, invertendo o fluxo de pacientes que outrora precisavam se deslocar até a capital baiana para a realização de procedimentos. Com a realização da artroscopia no Hospital Regional Costa do Cacau, além de reduzirmos o impacto no tempo de espera pelo procedimento, o paciente terá total assistência em uma unidade próxima a sua residência e de seus familiares”, informou Umberto Castro Alves.

O agendamento para a realização do procedimento no HRCC obedecerá a demanda já existente junto às secretarias de saúde, as quais compõem a região cacaueira. “Faremos o atendimento dos pacientes no HRCC e marcaremos a cirurgia”, concluiu o especialista.

O presidente do IBDAH, José Antônio Sousa, destaca o grande investimento do Governo da Bahia na oferta de uma saúde eficiente e resolutiva.  “O Governo da Bahia tem investido muito na saúde dos baianos e o Hospital Regional Costa do Cacau é mais uma unidade que se tornou referência em saúde de qualidade”, garante.

Umberto Castro Alves - Médico formado na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 2001. Cursou 03 anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Hospital Santa Izabel, tornando-se membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em 2005. Na especialidade de cirurgia de Joelho, cursou 01 ano de Fellowship no Hospital Santa Izabel, 03 meses no instituto de ortopedia da Universidade de São Paulo (IOT-USP), 01 mês na Universidade de Coimbra- PT em 2017, frequentou o laboratório de artroscopia do IOT-USP e conheceu o grupo de joelho de campinas. Tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Joelho (SBCJ) em 2010, membro da Sociedade Latino-Americana de Artroscopia, Joelho e Esporte (SLARD), Membro do ESSKA (European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy) e membro da ISAKOS (International Society of Arthroscopy, Knee surgery and Orthopedic Sports Medicine).

Nenhum comentário