Fábio Vilas-Boas anuncia possível breve liberação para uso emergencial da vacina russa Sputnik V na Bahia


Secretário da Saúde da Bahia afirma que liberação pode acontecer antes mesmo da conclusão do estudo com brasileiros, após finalização dos resultados russos

[Fábio Vilas-Boas anuncia possível breve liberação para uso emergencial da vacina russa Sputnik V na Bahia]
Foto : Fernando Vivas/GOVBA

Por Adele Robichez no dia 22 de Dezembro de 2020 ⋅ 

O secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou na manhã de hoje (22), em entrevista à TV Bahia, sobre uma possível breve liberação e produção da vacina russa, Sputnik V. Segundo ele, pode haver uma perspectiva próxima para o uso emergencial do imunizante no Estado, antes mesmo da conclusão dos estudos com brasileiros.

  1. De acordo com o secretário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou ao Instituto Gamaleya da Rússia na última sexta-feira (18) um estudo para aprovação da vacina Sputnik V. Após reunião, ficou definido que a agência conduzirá a análise sobre o imunizante da Rússia nos próximos 60 dias. 

Segundo ele, "o estudo russo, com 44 mil pacientes, terá sua análise interina, com 22 mil pacientes, submetida à Anvisa”. Mas afirmou que, mesmo antes da conclusão do estudo com brasileiros, a aprovação dos resultados finais russos pode significar uma autorização breve para o uso emergencial da vacina Sputnik V na Bahia e no Brasil.