Área técnica da Anvisa recomenda aprovação de novo lote da Coronavac

 


Faltam os votos da relatora do pedido do Butantan e dos quatro diretores da agência

[Área técnica da Anvisa recomenda aprovação de novo lote da Coronavac]
Foto : Divulgação/Governo de SP

Por Geovana Oliveira no dia 22 de Janeiro de 2021 ⋅ metro1

A gerência-geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou hoje (22) a aprovação do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, envasadas no Brasil pelo Instituto Butantan, com tecnologia da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. 

No domingo (17), a Anvisa liberou as primeiras 6 milhões de doses, todas importadas da China. Agora há uma nova análise para a aprovação porque o granel da vacina formulada e estéril foi importado da Sinovac para envase e acondicionamento no Instituto Butantan. 

"A nossa recomendação tem por base o fato de que essa vacina se utiliza dos mesmos estudos clínicos e dos mesmos parâmetros de segurança e eficácia que foram discutidos no domingo", disse o gerente geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta para decidir sobre a liberação das novas doses da vacina. Após a recomendação da área técnica, neste momento vota a relatora do pedido do Instituto Butantan e, então, falarão os outros 4 diretores da agência.