Bruno promete alinhamento com Rui para viabilizar Sputnik V para Salvador

 


Prefeito celebrou início da vacinação nesta terça-feira, em cerimônia na OSID

[Bruno promete alinhamento com Rui para viabilizar Sputnik V para Salvador]
Foto : Valter Pontes/Secom/PMS

Por Matheus Simoni no dia 19 de Janeiro de 2021 ⋅ 

O prefeito Bruno Reis (DEM) comemorou a largada pela vacinação contra a Covid-19 em Salvador, durante cerimônia realizada hoje (19), em Salvador. Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma índia do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas no estado. Ao lado do governador Rui Costa (PT) na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), o prefeito celebrou o ato em conjunto com as autoridades presentes e comemorou a etapa de imunização.

"Esse dia é histórico, um dia em que nós renovamos nossas esperanças na vida. Não teria outro lugar pra iniciarmos esse processo por todo o simbolismo, por tudo que Santa Dulce representou para nós baianos, por ter salvo milhares de vidas. O objetivo dessa campanha de vacinação, sem sombra de dúvida, é salvar milhares de vidas", disse o prefeito. 

Se dirigindo ao governador, Bruno Reis reforçou que a prefeitura tem interesse em atuar em colaboração para adquirir vacinas Sputnik V, desenvolvidas pela Rússia. "E quero, governador, dizer que caso o amigo tenha êxito na ação que propôs ao Supremo Tribunal Federal para adquirir as vacinas da Sputnik, a prefeitura de Salvador tem a disposição de se associar e poder usar recursos próprios para a aquisição", declarou ele durante a cerimônia. 

A autorização para utilizar a vacina russa no país ainda não saiu. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas vacinas que estejam na Fase 3 de estudos clínicos no Brasil podem solicitar permissão para uso emergencial. Esse não é o caso da Sputnik V, desenvolvida pela Rússia.