ITAPARICA: Encontro de Secretários de Turismo da Bahia de Todos os Santos”

 


Realizado nessa sexta-feira, 05, no Centro de Convenções Edson Duarte Mascarenhas, em Itaparica, recôncavo baiano, o “Encontro de Secretários do Turismo Baía de Todos os Santos”, num evento protagonizado pela “Câmara de Turismo da Bahia de Todos os Santos”

PERSONALIDADES PRESENTES



Além da participação do Presidente da CTBTS, Moisés Cafezeiro, o diretor financeiro, Carlos Silveira (Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Jaguaripe), os prefeitos Zezinho (Itaparica), Professor Tone (Aratuípe);  empresários Luizinho (Restaurante Manguezal), Zé Olodum (Barraca Zé Olodum-Ponta de Areia); Luiz Augusto Leão (Sindetur), Alessandro Simão (Presidente da Ascontur, Cachoeira); representantes da Companhia de Polícia de Proteção ambiental (COPPA);   os secretários de Turismo  Fábio Rosa (Sub-Secretário de Turismo de Salvador), Jorge Teixeira (Salinas da Margarida), Chiquinho (Maragojipe), Magary Brother (Nazaré das Farinhas), Carlos Alberto da Silva (Candeias), representantes de instituições que lidam com turismo e  demais personalidades ligadas a esse segmento. Coube a Mabel Freitas, sub-secretária de educação, atuar como mestre de cerimônia.












Dentro da programação estipulada, das 07h15 às 08h15, credenciamento; das 07h15 às 08h15 – Credenciamento e cofee-brake; às 08h30 – Abertura -Moisés Cafezeiro (Presidente da CTBTS). Ele que, em sua fala, discorreu sobre a importância desse encontro para implemento ao turismo na área compreendida pela CTBTS.



 

Logo em seguida, às 08h45, coube ao prefeito de Itaparica,  Zezinho Oliveira dar as boas vindas aos secretários de turismo e demais convidados. Prosseguindo, enalteceu  à Câmara de Turismo e mostrou-se regozijado pelo fato de seu município, sediar um evento dessa magnitude. Logo em seguida, o chefe do executivo municipal apresentou, em primeira mão, o Projeto de Requalificação do Mercado Municipal em seu município.

O prefeito recebeu da Câmara de Turismo uma bela publicação, protagonizada pela CTBTS, elencando alguns dos  dos principais pontos turísticos da Baia de Todos os Santos. Prefeito que, diga-se de passagem propiciou a todos os participantes a logística necessária, incluindo-se alimentação, ônibus para o city tour, guia turística, etc.

A partir das 09h00 foi realizada a Plenária tendo por escopo discutir a respeito da “Retomada do Turismo no Território da BTS”; às 10h30 – Divisões de grupos; das 10h30 às 12:30 – Secretários de Turismo-Planejamento e Estratégias da BTS; das 10h30 às 13:30 – Conviddos/3o. setor – Segurança, Roteiros , Atividades  ligadas ao Turismo da BTS; às 13h – Almoço.





Mediada  por Moisés Cafezeiro e Carlos Silveira, a reunião entre secretários de turismo trouxe à baila diversas situações reinantes nos municípios que integram a BTS. Cada representante teve a oportunidade de interagir, discorrendo sobre as necessidades reinantes, buscando, naturalmente, saídas que a curto e médio prazos possa ser equacionadas. Em seguida foi proposto o adiamento da eleição da diretoria que deveria ser em abril próximo mas que, em face de toda essa situação causada pelo coronavírus. Com a aquiescência de todos, foi adiada para o mês de dezembro do ano em curso.





















Logo após o almoço, os participantes foram convidados ao city tour no seio da cidade, visitando, de ônibus, as artérias do Forte  de São Lourenço, Praça da Quitanda e Fonte da Bica, num trajeto que contou com a participação de uma guia turística, com total apoio da prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Tvsaj.com.br/Tvnoticias24horas/Gazzeta do Recôncavo.