Vídeo flagra funcionária da Saúde injetando agulha sem aplicar vacina em idosa na BA; servidora foi afastada


Uma técnica de enfermagem da cidade de Rio do Pires, no sudoeste da Bahia, foi flagrada injetando a agulha e retirando a seringa sem aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa.

O caso aconteceu na quarta-feira (24), na comunidade de Contagem, na zona rural do município. O vídeo circula nas redes sociais e mostra a mulher colocando a seringa no braço da idosa, furando com a agulha, mas ela não injeta o líquido imunizante na paciente. 

Na sequência, um outro homem é vacinado pela mesma profissional, mas ela faz o procedimento corretamente. O prefeito Vânio de Gildásio (PP) atribuiu a conduta da profissional a uma “desatenção”, e disse que ela foi afastada das funções. Segundo ele, a mulher é técnica de enfermagem contratada pelo Município há cerca de sete anos. 

Ele contou ainda que a seringa com o líquido imunizante foi encontrado no lixo, junto com as outras que foram utilizadas. A Secretaria de Comunicação de Rio do Pires informou que uma equipe da Saúde foi enviada à região de Contagem outra vez e, corretamente, vacinou a idosa que não foi imunizada no dia anterior. 

 A prefeitura publicou uma nota dizendo que, até o episódio em questão, "não havia recebido nenhuma reclamação sobre o trabalho desempenhado pela técnica de enfermagem, que recebeu treinamento para atuar como vacinadora". Ainda de acordo com a prefeitura, um processo administrativo será aberto para apurar a ocorrência.