Prefeito Arandas completa cem dias de governo e apresenta balanço de sua gestão

 


O prefeito municipal de Jaguaripe, Her

aclito Arandas, procedeu,  nessa terça-feira, 20, direto de seu gabinete, através do programa “FALA PREFEITO”, realizado pela sua assessoria de comunicação, prestação de contas das principais ações nesses primeiros “100 dias de governo”.

FINANÇAS

iniciou  sua fala discorrendo acerca da arrecadação municipal que atingiu, nesses primeiros três meses de gestão R$ 3.160.560,00,, recursos que estão sendo investidos em benefícios em prol da população.  Uma demonstração insofismável de que a arrecadação própria tem sido implementada, principalmente, pela confiança que a população tem na atual gestão, na certeza de que recursos auferidos serão bem aplicados.   

A Secretaria de Finanças, através do Departamento de Pessoal (Recursos Humanos), tem mantido, rigorosamente, o pagamento em dia do funcionalismo, repetindo, assim uma prática em que o atual gestor já cultivava nos três primeiros mandatos a frente do executivo municipal. Outro aspecto, no âmbito das finanças, é que a atual gestão mantém, também pagamento de fornecedores, em dia.

AÇÕES DE INFRAESTRUTURA

No que concerne à infraestrutura, gestor elenca uma série de realizações, incluindo, aí, manutenção de estradas num município que tem uma das maiores malhas de estradas vicinais da Bahia, bem como recuperação de pontes, propiciando melhores condições de trafegabilidade a passageiros e ao escoamento da produção agrícola. 

Com relação à iluminação pública, foram feitas mais de 250 intervenções, na sede e comunidades do município. Dois caminhões compressores chegaram a ser contratados para implementação da coleta do lixo, sem deixar de lado as caçambas.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação realizou jornada pedagógica, de forma descentralizada e seguindo todos os protocolos contra a covid-19.

A titular da pasta, vereadora licenciada,  Dra. Célia Ca

valcanti, visitou todas as unidades escolares, de maneira a ter um diagnóstico da situação das unidades escolares, adotando providências tempestivas, naquelas que precisaram de intervenções. Foram matriculados 4.002 alunos, possibilitando que 4.000 kits de merenda escolar fossem distribuídos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria está implantando o “Programa  Tanque Legal”, já tendo sido distribuídos  200 recipientes de 500 litros a pessoas que não dispõem de seus reservatórios, sem se falar no Bolsa Família.

DESENVOLVIMENTO RURAL

Discorrendo sobre ações da Secretaria de Assistência Social, o prefeito Arandas enaltece o trabalho do titular da pasta, o  vice-prefeito Negão, citando a recuperação de ponte e outras intervenções na zona rural, incluindo a estrada da Ilha da Ajuda.

SAÚDE

Lamenta a situação vivenciada em todo o país e que não é diferente na Bahia e, em especial, em Jaguaripe, com relação à pandemia da Covid-19. Cita 1290 casos confirmados no município, todavia, deles, 1274  pessoas que foram recuperadas. Infelizmente, 11 óbitos, proporcionando uma média de menos de 1% com relação ao número de contaminados.

Regozija-se pelo fato de, no enfrentamento desse inimigo comum e invisível, já foram aplicadas 2.060 vacinas, além de muitos exames e procedimentos. Também foi contratado um médico infectologista do Couto Maia.

Enaltece o trabalho de toda equipe da saúde, assim como enfatiza a importância do trabalho desenvolvido pela Policlínica Regional, em especial, o companheirismo dos gestores que fazem parte do Consórcio do Recôncavo,  com a finalidade de oferecimento de exames de média e alta complexidade, incluindo tomografia e ressonância de alta complexidade.

Destaca a importância do trabalho desenvolvido, no município, no que tange ao combate ao coronavírus. Aproveita o ensejo para fazer recomendações àqueles que teimam em desobedecer às premissas estabelecida contra a não proliferação do vírus. Finalizando, agradece a todos secretários e à população jaguaripense. Imagens e edição, ASCOM municipal.