122 anos de emancipação política de Jaguaripe

 Realizada, nessa sexta-feira, 12, sessão especial da Câmara de Vereadores de Jaguaripe, recôncavo baiano, em comemoração aos 122 anos de emancipação política desse município que, às margens do Rio Jaguaripe, é considerado a célula “mater da região”. Em que pese ter “dado luz” a tantos “filhos”, continua impávido, impoluto e, mais que isso, altaneiro. 

PRESENÇAS

A egrégia casa legislativa, sob a presidência do vereador Adé e participação de demais vereadores,  recebeu o prefeito Arandas, o deputado estadual Jurandi Oliveira (10 mandatos), o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, o prefeito de Maragojipe, Valnicio Armede, o secretário de Turismo e Cultura de Maragojipe, Francisco Gomes “Chiquinho”, secretários municipais e outras personalidades para esse importante evento que teve por escopo celebrar mais essa conquista, nessa sua trajetória de sucesso. 



TRIBUTO À HISTORICIDADE DO MUNICÍPO

Coube a Francisco Gomes, conhecido carinhosamente por “Chiquinho”, Secretário de Turismo e Cultura no município de Maragojipe, efetuar uma eloquente explanação sobre a história de Jaguaripe que é a “mãe” de outros municípios dessa região. Chiquinho que, diga-se de passagem, foi eleito, recentemente,  para integrar a nova Diretoria da Câmara de Secretários de Turismo da Baía de Todos os Santos, no II Encontro de Secretários, realizado em Cachoeira. 



PROJETO QUALIFICA JAGUARIPE


O prefeito Arandas, em seu pronunciamento, efetuou uma apresentação audiovisual do Projeto Qualifica Jaguaripe que, diga-se de passagem, engloba uma série de realizações de infraestrutura que deverão contemplar importantes áreas da sede e comunidades do município. Um projeto, convenhamos, ousado, mas que mostra a impetuosidade de uma administração que, deveras, debruça-se em torno do construtivismo.


PROJETO “CIDADES HISTÓRICAS: RIQUEZAS E MEMÓRIAS”

A Secretária de Educação, fazendo uso da palavra, procedeu explanação acerca do Projeto “Cidades Históricas: Riquezas e Memórias” que está sendo desenvolvido no município e que tem por finalidade não apenas realçar mas, mais que isso, fazer aflorar, do seio da população, todo um acervo cultural reinante, através da oralidade, pinturas, enfim, fazer com que todo um legado possa servir de elo entre passado e presente, vislumbrando o futuro.


HOMENAGENS AO PREFEITO E VEREADORES

Prefeito Arandas e vereadores (dentre eles, a primeira dama Célia Cavalcante, hoje, Secretária de Educação), foram homenageados com placas, em destaque pelas votações auferidas nas urnas, no último pleito municipal.

PRONUNCIAMENTOS

O presidente da Câmara, Adé, após agradecer a todos pelas presenças, destacou a importância da comemoração da data para, em seguida, abrir espaço aos demais vereadores que, por sua vez, também externaram seus contentamentos em fazer parte desse momento histórico.

 


O prefeito Valnício Armed, de Maragojipe, que, diga-se de passagem, já vem realizando um meritória gestão a frente do município, não poupou elogios à gestão do prefeito Arandas e, aproveitando o ensejo, enfatizou a importância da parceria administrativa entre esses dois municípios ladeados pelo Rio Jaguaripe. 

 O deputado estadual Jurandi Oliveira (10 mandatos), externou satisfação, em mais uma vez, comparecer ao município, nessa data, para comemorar, com os munícipes, esse marco histórico da história do município. Aproveitando o ensejo, anunciou como presente para o município, a canalização de um ônibus escolar para fazer parte da frota de veículos do município e, em especial, da


Secretaria de Educação. 

Marcelo Oliveira, filho do deputado e presidente da Bahia Pesca (ele que, também, já foi presidente do DESENBANCO), também enalteceu a importância dessa conquista para o município, assim como discorreu sobre o trabalho que realiza a frente essa autarquia, junto ao governo do Estado.

 


Carlos Silveira, Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Jaguaripe, em sua fala, também discorreu sobre a magnitude desse evento, aproveitando o ensejo para destacar a importância de Jaguaripe em todo um contexto histórico-cultural. Ele que também foi eleito para figurar na nova Diretoria da Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos, graças à impetuosidade do trabalho que desenvolve no

município e sua militância no seio dessa entidade que tem como pano de fundo o desenvolvimento do turismo nessa área, significando, por conseguinte, a geração de mais emprego e renda.