*Covid: coeficiente de letalidade em Santo Antônio de Jesus está abaixo da média nacional e da Bahia*

 

De acordo com dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, apresenta coeficiente de letalidade de 1,2%, índice inferior ao registrado na Bahia (2,8%) e no Brasil (2,8%). Os dados levam em conta o comparativo de número óbitos em relação ao número de casos de covid-19.


O resultado é fruto de ações constantes de combate, controle e prevenção contra o coronavírus com destaque para atendimentos em Unidades de Saúde da Família (USFs), acompanhamento e monitoramento de casos em que servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entram em contato diário com todos os pacientes portadores do vírus para acompanhar o estado de saúde de cada um.

A testagem de contactantes entre a população contribui para reduzir a disseminação do vírus funcionando com uma barreira de transmissão. A sanitização das USFs e espaços públicos com maior circulação de pessoas também soma na luta contra o coronavírus.

Ações de atenção básica com atendimento médico também somam ao bojo de iniciativas da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ) contra a pandemia. Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonel Cafezeiro, os atendimentos descentralizados garantem a ampliação dos serviços prestados à comunidade.

“Os atendimentos não se resumem apenas ao PA Covid e à UPA porque nós ampliamos para todas as USFs do município. A descentralização ampliou o atendimento em prol da saúde da população.”, destaca o titular da pasta.

*Atendimento e recuperação*

Na rede municipal de Saúde os leitos de Covid foram ampliados, passando de dois de observação para quatro com ventiladores no PA Covid e outros três leitos com ventilador não invasivo garantindo atendimento aos pacientes. Na UPA também os leitos com respiradores foram ampliados de quatro para seis.

A aplicação de vacinas no município também tem sido feita com agilidade contanto com a logística eficiente da equipe da SMS de acordo com o quantitativo encaminhado pelo Ministério da Saúde.

*_Ascom PMSAJ_*