Eleita por aclamação a Nova Diretoria do CTBTS, em Salvador, com maciça participação dos secretários de Turismo

 



Além dos secretários e/ou representantes, presentes,  Adé (Presidente da Câmara municipal de Jaguaripe). Ele que, ao lado dos demais edis que exercem seus mandatos junto à egrégia casa legislativa, externou intento de  hipotecar o apoio que se faça necessário ao desenvolvimento turístico nesse município que é detentor de um leque de atributos nessa alçada. Assim como em Jaguaripe, os demais 17 municípios que integram a CTBTS, com certeza, executivo e legislativo deverão estar “de mãos dadas”, numa comunhão de esforços em prol do turismo e da cultura, significando, com isso, geração de mais  emprego e renda. 


Também prestigiando o evento, Luis Augusto Leão Costa, presidente do SINDETUR – Sindicato Das Empresas Turismo no Estado da Bahia). Ele que tem feito um destacável trabalho a frente dessa entidade que luta de forma hercúlea em prol das empresas ligadas ao segmento turística em toda a Bahia. 


PROCEDIMENTOS ELEITORAIS


Logo após as boas vindas e
felicitações, a abertura dos trabalhos por parte do presidente Moisés Cafezeiro, bem como explanações por parte do Secretário Executivo, Gilberto Marquezini, no tocante aos procedimentos tomados em torno do processo eleitoral, que incluiu  publicação do Edital, publicação na imprensa, inclusive, áudio,   bem como  notificações e convites aos membros da CTBTS, informando local, horário e procedimentos no tocante aos critérios para votação.


O  evento que, inicialmente, havia sido programado para a cidade de Madre de Deus mas que, por conta de surto da pandemia nessa cidade, foi transferido para a capital do Estado, com a aquiescência de toda Diretoria, todos os participantes foram notificados em tempo hábil, de maneira que pudessem participar da referida eleição, a partir das 09h, com o quórum mínimo de 50% mais 1 e com qualquer número, a partir das 09:30h. Mas como a participação foi maciça, foi seguida a primeira alternativa em apreço. 


 É tempestivo afirmar que a Prefeitura de Madre de Deus, à luz do impedimento por conta da questão do surto de coronavírus, emitiu nota justificando acerca  da não possibilidade de sediar tal evento, nessa data. Por conta disso, a Diretoria Executiva decidiu realizar a eleição em Salvador, como foi feito. 


COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA 


Eleita por aclamação, a nova Diretora passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE: Carlos Alberto Andrade Silveira; VICE-PRESIDENTE; Ananias Nery Viana; DIRETOR TÉCNICO: Robert Alexandre dos Santos Alves; DIRETOR FINANCEIRO: Francisco Gomes da Silva; DIRETORA DE COMUNICAÇÃO: Cândida Xavier Requião Barreto Barreto; DIRETOR EXECUTIVO: Gilberto Marquezini.

PRONUNCIAMENTO DO SECRETÁRIO DE TURISMO DA CAPITAL, FÁBIO MOTA

Precedendo o trabalho de votação, o Secretário de Turismo de Salvador, Fábio Mota, à luz de compromisso com americanos, visando renovar o PRODETUR municipal, foi convidado a fazer sua explanação. Logo após saudações, discorreu que sua secretaria está lançando 24 “lives” para execução nesse mês de junho, com participação de historiadores e que serão transmitidas por todas redes sociais da prefeitura. “Vamos mostrar a transformação que a cidade passou  para as pessoas de outros Estados. Todo nosso planejamento na Secretaria de Turismo visa atrair o turismo interno. Nós estamos vivendo um momento de pandemia, onde as pessoas, hoje, estão tendo dificuldades”.

Voos internacionais estão complicados. Vamos começar com essas “lives”.  A Casa da Música está pronta. Vocês vão conhecer. Vamos digitalizar todo arquivo público (o mais importante da América Latina), com selo da UNESCO. Estamos construindo o Museu Histórico de Salvador, próximo ao Mercado Modelo… A Secretaria de Turismo está fazendo obras de requalificação das praias do Flamengo, Stela Maris e Ipitanga, finalizou. 

PRINUNCIAMENTOS

Eleito, o novo presidente, Carlos Silveira, além de agradecer a todos pela confiança nele e à toda diretoria, depositada, deixou claro que fará uma gestão participativa e que a união de propósitos será de fundamental importância para o alcance de resultados.O ex-presidente, Moisés Cafezeiro, de relevante contribuição à entidade, também promoveu agradecimentos e afirmou que continuará se dedicando à instituição, da defesa de interesses do turismo na Baía de Todos os Santos. Em entrevista, foi enfático “Em poucas palavras, eu vou resumir: nós temos uma Câmara forte, unida. Nas histórias das Câmaras Técnicas de Turismo de todo o Brasil, não sei se tem quem consiga reunir 100% dos seus sócios e, para resumir, estou passando a presidência para Carlos Silveira (Secretário de Turismo de Jaguaripe) e estou absolutamente tranquilo com os cuidados que os municípios da Baía de Todos os Santos vão ter”, finalizou.