Secretários de turismo mantêm encontro para alinhamento de ações Cachoeira

 
A  cidade de Cachoeira  é, insofismavelmente, ícone representativo da pujança turística na Bahia. Além do riquíssimo patrimônio histórico-cultural, toda uma beleza que se estampa na multicolorida arquitetura estilo barroco que, emoldurada pelo bucólico Rio Jaguaripe, ao lado da arte que emana do celeiro inesgotável de potencialidades reinantes no seio da população,  dá asas ao “cantos e encantos” dessa gente que “inspira e transpira” cultura que contribui para a atração de tantos visitantes de diversos rincões da Bahia, do Brasil e de diversos países. 



Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 07, no Cine Teatro Cachoeira, nesse município, o II Encontro de Secretários de Turismo da Bahia de Todos os Santos, evento protagonizado pela CTBTS (Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos), sob a presidência de Moisés Cafezeiro e diretoria executiva. 

 

Após o sucesso da acolhida do município de Itaparica, no I Encontro de Secretários de Turismo, a cidade de Cachoeira, também grande expoente inserido na rota turística do Estado da Bahia,  sediou esse importante evento que teve por  escopo  tratar dos procedimentos preliminares para eleição da Nova Diretoria da CTBTS que vem desenvolvendo um meritório trabalho nessa esfera, apesar das dificuldades, mas que tenciona dar todo impulso a esse segmento nesse período (esperamos) de pós-pandemia da Covid-19. 

O apoio da administração municipal Eliana  Eliana Gonzaga/Ana Cristina foi fundamental para que representantes de todos os municípios que integram a Câmara pudessem  ser acolhidos com tanta receptividade. Receptividade que diga-se de passagem, é uma das caraterísticas da população local. 


PARTICIPANTES

Dentre as personalidades presentes, compondo a mesa, Moisés Cafezeiro (presidente),Jota Veloso (Diretor Executivo), Gilberto Marquezini (Secretário Executivo) e  Carlos Silveira (Diretor Financeiro), membros da diretoria da CTBTS; Ana Cristina Soares Pereira (vice-prefeita), Robert Alexandre (Diretor Técnico), Carlos Eduardo Novaes (Chefe do Dept. de Turismo de Turismo de Cachoeira), Aidê Suzart (SETUR-BA). 


Secretários de

 Turismo e outras representatividades dos municípios participantes da CTBTS que participaram do encontro:  ARATUÍPE (Felipe Chaves Brito Santos e Jansen Duarte da Luz); CACHOEIRA (Carlos Eduardo dos Reis Moraes e Maurício Bastos); CANDEIAS ( Carlos Alberto dos Santos Júnior e Valério Torres dos Reis Medeiros); ITAPARICA (Joviniano José Veloso Barretto e Mirela Maria Medeiros Fraga); JAGUARIPE (Carlos Alberto Andrade Silveira e Lorena Viegas Rodrigues); MUNIZ FERREIRA 9Yuri Soledade e Lucas Sales); MARAGOJIPE (Francisco Gomes da SIlva Filho e Paulo Cézar Fernandes dos Santos); MURITIBA ( Luciano da Cunha dos Santos e Lucimeire da Cunha dos Santos);

Também participando:  NAZARÉ DAS FARINHAS (Denilson Bispo dos Santos “Magary Brother-foto – e Andreia Cristina Santos de Souza); SAUBARA (João Gonzaga de Jesus e Ageu Áquila dos Santos Machado); SÃO FÉLIX (Elias Pereira de Oliveira Filho e Adriano Silva Rivera); SÃO FRANCISCO DO CONDE (Robert Alexandre dos Santos Alves e Honorina); SANTO AMARO (Moysés Santos Neto e Lorena Lima dos Santos); SIMÕES FILHO ( Josué Nascimento Santos Júnior e Elimário Santos Silva); MADRE DE DEUS (Victor Alerrandro Lino de Souza Dias e Gilmar Lopes da Silva Júnior); SALINAS DA MARGARIDA (Jorge Teixeira “Terrinha” e Joel Conceição). 

Para que o evento fosse realizado, importante destacar a iniciativa da diretoria da  CTBTS, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Prefeitura Municipal de Jaguaripe, PEJOTA (Construções Ltda), Restaurante PAI THOMAZ (Cachoeira) e ao apoio do ISTN (Instituto Social Tenente Breno, de S.A.Jesus), apoio de divulgação da Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Tv Noticias 24 horas.



ABERTURA E PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com a apresentação do renomado músico Mateus Aleluia que deixou aflorar toda a essência da musicalidade cachoeirana que tem uma relação umbilical com a pluralidade étnico-racial que aflora da essência da musicalidade baiana, tão bem representada nesse município. 

 

Logo após a formação da mesa, em epígrafe, e tecidas as apresentações iniciais, coube ao presidente da CTBTS, Moisés Cafezeiro, promover agradecimentos, discorrer um pouco sobre sua gestão e sobre o que espera acerca da nova diretoria a ser eleita. ” É a primeira vez que uma câmara técnica consegue reunir 99% dos seus municípios num encontro. Apenas Salvador, destino indutor, não compareceu”, pontuou Moisés Cafezeiro, presidente da CTBTS, entidade responsável pela organização do evento.


Em seguida, a vice-prefeita Ana Cristiana Soares Pereira, representando a prefeita  Eliana Gonzaga, deu boas vindas a todos os participantes,  externando a satisfação de seu município sediar um evento dessa magnitude e o compromisso da atual gestão em empreender esforços para que o turismo local e, por extensão, repercutir no seio da CTBTS. 

Dando prosseguimento, Carlos Silveira, Diretor Financeiro da entidade, enalteceu os trabalhos  até então desenvolvidos pela entidade em meio às dificuldades reinantes, todavia, na esperança de que, nesse período pós-pandemia, o turismo e a cultura possam ser alavancados, significando a geração de mais emprego e renda nesses municípios que compõem a CTBTS.


PRÉVIA DAS ELEIÇÕES

Logo após os pronunciamentos, a mesa diretora concedeu espaço para  que secretários pudessem discorrer acerca do turismo em seus municípios e, em seguida foi aberto espaço para aqueles que quisessem quisessem colocar seus nomes à disposição para serem votados de forma mútua, entre eles. Os mais votados estariam habilitados a participar do processo final de eleição, no próximo dia 21, no município de  Madre de Deus. 


Dentre os  Secretários que se inscreveram para o processo de escolha prévia, os 04 (quatro)  nomes mais votados foram Carlos Silveira (Jaguaripe), Chiquinho (Maragojipe), Robert Alexandre (S.F. Conde) e Carlos Eduardo (Cachoeira). Os três primeiros  concorrem à presidência da entidade, para o próximo biênio. 

“BRIGA” ENTRE MUNICÍPIOS PARTICPANTES DA CTBTS

O reconhecimento diante do trabalho realizado pela atual diretoria da CTBTS, em que pese dificuldades reinantes, assim como a confiança e expectativa diante de um trabalho que possa ser feito pela nova diretoria é tão grande que, nesse encontro em Cachoeira, chegou a haver “briga” entre os municípios de São Francisco do Conde (representado por Robert Alexandre) e Madre de Deus (representado por Victor Alexandro e Gilmar Lopes da Silva) para sediar o próximo Encontro. 

Regozijados, membros da Diretoria resolveram o “impasse”, chancelando para Madre de Deus, o III Encontro de Secretários, no próximo dia 21, quando ocorrerá, repetimos, a eleição da nova Diretoria.