Saúde: Salina da Margarida inaugura base do Samu 192 e amplia atendimentos de urgência e emergência

 

 



O serviço pode ser acionado através da Central 192, que ficará à disposição da população de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias da semana.

Os de profissionais de saúde atuam no novo serviço regional. São médicos reguladores, médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e telefonistas assistentes. A equipe passou por semanas de capacitações sobre atendimento em urgência e emergência.



O prefeito de Salina da Margarida , lembrou a importância da consolidação deste serviço para os municípios que integram . “É de fundamental importância porque ele cria um sistema de urgência e emergência eficiente, que vai gerar melhoria no sistema. Veio para coroar uma grande ação coordenada, que envolveu prefeitos, as secretarias de Saúde,de Salina da Margarida Um verdadeiro exemplo de que quando a gente coopera, a capacidade de organizar fica muito maior. Precisamos de ações como esta em todo o Estado porque a população só tem a ganhar”, declarou o prefeito. Mais assistência em urgência

Com a nova estrutura, o Samu terá um serviço de informática integrado ao atendimento que permite identificar e mapear o número de ocorrências em cada distrito, e a frequência com que acontecem. Com esse novo mecanismo implantado, o Samu terá uma espécie de tomador de pulso para identificar demandas da saúde, por meio de suas estatísticas.

“Dessa forma, o Samu vai trabalhar muito mais como um resgate ou socorro, servindo também de subsídio para orientar outras ações preventivas de saúde. E é dessa maneira que estaremos oferecendo um serviço de qualidade à população integrada com a atenção das equipes envolvidas. É um ganho para a população de Salina da Margarida e todas as demais . Pensando em melhorar a agilidade e qualidade dos atendimentos de urgência e no Município, o Prefeito Wilson Pedreira foi atrás de possibilidades que viabilizassem uma base do Samu.

A criação de uma base do Samu no Município é uma antiga aspiração dos moradores. A base do Samu conta com garagem para ambulância, dormitórios, banheiros, cozinha e um cômodo para a limpeza, de melhorias realizada pela Administração Municipal para o funcionamento adequado do Samu.