OAB-Subseção de Santo Antônio de Jesus empossa a Comissão de Promoção a Igualdade Racial tendo a advogada Dra. Shirlei Fonseca como presidente

 


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção de Santo Antônio de Jesus, Adriano Balbino, empossou na tarde desta quinta-feira (21), os novos dirigentes da Comissão de Promoção e Igualdade Racial tendo como presidente a advogada Shirlei Fonseca, advogado Davidson Santos como vice-presidente, advogada Gleicy da Silva como diretora de Planejamento, advogada Michele Araújo como diretora de Relações Institucionais, advogada Julia Reale como primeira secretária e Rosenildo Junior como membro da comissão. O evento aconteceu no Auditório da OAB e contou com a presença professora Regina Marques, coordenadora do curso de psicologia da UFRB, advogado Júlio Vilela, presidente do coletivo de advogados negros da Bahia, advogado Humberto Vieira, conselheiro estadual da OAB, professor Denílson Lessa, coordenador do curso de História da UNEB e major Ana Paula, do 14º BPM e advogados e convidados.

“A OAB de Santo Antônio de Jesus com a posse dessa comissão representa a força e desigualdade social que a gente vai tentar buscar um equilíbrio em relação a isso na nossa região. Nós também iremos buscar na amplitude da palavra democracia toda liberdade e igualdade da população negra da nossa região. Para isso, nós estamos institucionalizando uma ferramenta para que possa combater essa desigualdade social, racismo estrutural, racismo na abordagem de cidadãos. Com isso, estamos buscando parcerias com a Polícia Militar, 4ª Coorpin, Defensoria Pública e entidades do Judiciário. Essa comissão tem a legitimidade de tentar buscar esses direitos da população. Esse será o primeiro passo”, disse o advogado Adriano Balbino em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo.


A advogada Shirlei Fonseca falou da sua posse na comissão. “Estamos hoje fazendo história. Hoje se promove a primeira Comissão de Promoção e Igualdade Racial na Subseção de Santo Antônio de Jesus presidida hoje por uma mulher negra. Acredito que isso vai marcar muito, não só a mim, não só a OAB, mas a história do nosso município. O significado disso é imenso e eu como mulher negra e militante já passei por centenas de situações de preconceito e hoje poder presidir uma comissão de responsabilidade imensa como essa é um prazer



. Nosso objetivo é trabalhar para fazer com que as coisas aconteçam. Quero contribuir para a nossa categoria e outros que sofram qualquer tipo de preconceito”, disse Shirlei Fonseca.

Veja a entrevista completa direto da OAB Subseção de SAJ na posse da Comissão de Promoção a Igualdade Racial