Aratuípe: prefeito professor Tone fala sobre Feira de Artesanato da BA que começa neste sábado e vai até domingo (22) no Distrito de Maragogipinho

 



O prefeito Tone, do município de Aratuípe, foi o entrevistado desta sexta-feira (20), no Direto da Redação do Portal Infosaj/TV Recôncavo. Ele falou sobre as Feiras de Artesanato da Bahia que começa neste sábado (21), em Maragogipinho, no recôncavo baiano, e segue até domingo (22). Segundo Tone, o evento vai contar com artesões de toda a região e que espera receber a visita de muitas pessoas da região. O prefeito também confirmou que esteve reunido nesta sexta-feira com os artesões e que a expectativa já é grande para receber os visitantes. Confirmou ainda a presença de prefeitos da região, deputados, e representantes do governo do Estado. Aproveitou para dizer que está lutando pela requalificação da estrada que liga ao distrito de Maragogipinho. Tone também falou sobre seus setes meses de governo a frente do município. Falou que o momento ainda é de organização já que não encontrou a cidade organizada, e que aos poucos está reestruturando os serviços e que liquidou a dívida da gestão passada com a Policlínica Regional de Saúde. O prefeito disse que seu objetivo é colocar as contas em ordem e que pretende tirar Aratuípe do atraso.

Assista o Direto da Redação desta sexta-feira (20); como convidado, recebemos o prefeito Tone, da cidade de Aratuípe

Distrito de Maragogipinho, no recôncavo baiano, é o maior centro de produção artesanal de cerâmica da América Latina

Maior centro de produção artesanal de cerâmica da América Latina, Maragogipinho foi escolhido para abrir a primeira edição itinerante das Feiras Artesanato da Bahia. O distrito se destaca pela população composta, na maioria, de artesãs e artesãos ceramistas. A produção de peças grandes, as louças de barro, é conhecida pelos potes (porrões), talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros. Entre as peças pequenas, o destaque fica para as de caráter decorativo. Uma das características marcantes da cerâmica local são os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila de aspecto vermelho, e tabatinga, de tom branco. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos e moldes. Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de 3 mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações.



SERVIÇO

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA – MARAGOGIPINHO

Data: 21 e 22 de agosto (sábado e domingo)

Local: Praça Da Matriz, Distrito De Maragogipinho

Horário: Das 10h às 18h

Entrada Franca



Fonte: Infosaj