Cruz das Almas fica em segundo lugar no ranking de geração de empregos do Recôncavo no primeiro semestre

 



Com o saldo de 459 novos postos de trabalho, Cruz das Almas conseguiu terminar o primeiro semestre de 2021 com o segundo melhor resultado na geração de empregos entre as cidades do Recôncavo baiano. Em comparação com o mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia, o crescimento foi de quase 400%.


Nos seis primeiros meses deste ano, o Município registrou 1.368 admissões e 909 desligamentos. Todos os cinco setores de atividade tiveram resultado positivo. A agropecuária foi o setor que mais contratou, com 173 novos postos criados, seguido pelo setor de serviços, que apresentou saldo de 129, e indústrias, com 62. Em seguida, o comércio, que abriu 52 vagas e, por último, a construção, com saldo de 43.


Os dados são do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, foram considerados 19 municípios do Recôncavo, incluindo Santo Antônio de Jesus, com saldo de 1772 e o primeiro lugar no ranking. Sapeaçu completa o pódio com 437 novos empregos formais no período.


Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, o mercado de trabalho de Cruz das Almas vem se fortalecendo nos últimos meses. “A crise econômica causada pela pandemia de covid-19 agravou o cenário de desemprego na cidade. Por isso, desde o início do ano, nossa maior preocupação é em recuperar os postos de trabalho e criar novas oportunidades. Esses números mostram que estamos no caminho certo”, comentou o gestor.


A expectativa é que o segundo semestre mantenha a tendência de resultados positivos na criação de vagas formais. De acordo com projeções da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), pelo menos 400 novos empregos vão ser gerados até o próximo ano.


As vagas esperadas devem vir com a implantação de cinco novos empreendimentos que pretendem se instalar no Distrito Industrial de Cruz das Almas (DICA) e da ampliação de duas fábricas. Além disso, nesta semana o prefeito anunciou também que, em breve, uma empresa de alimentos abrirá uma fábrica na cidade, com potencial de gerar dezenas de vagas.


Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas