Municípios do recôncavo estão aptos a participar de programa de educação empreendedora; Iniciativa tem transformado realidades em municípios baianos

 


Desenvolvido pelo Sebrae, o Programa Nacional de Educação Empreendedora proporciona a estudantes o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes empreendedoras. São ofertadas capacitações para gestores e professores para que eles possam despertar o empreendedorismo no ambiente escolar. Os gestores municipais do Recôncavo Baiano que tiverem interesse em participar do programa devem entrar em contato com o Sebrae para assinar um termo de adesão

Após assinatura do documento, são disponibilizados cursos e consultorias gratuitos. O público contemplado envolve discentes dos ensinos fundamental, médio e superior. Para o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, o programa é uma oportunidade para desenvolver e potencializar a cultura empreendedora nos municípios. “É uma forma de desenvolver o espírito empreendedor nos estudantes que futuramente podem abrir e gerir seus próprios negócios onde moram, por exemplo”, aponta.

Para as técnicas pedagógicas na secretaria municipal de Educação de Ubaíra, município do Vale do Jiquiriçá que participa do programa, Maria das Graças Cardoso e Romilda Lessa, a iniciativa agrega na formação dos estudantes da rede pública municipal. “O programa veio somar com a proposta curricular das escolas do nosso município ao ampliar conhecimentos e oportunizar que os alunos desenvolvam perspectivas empreendedoras de forma sustentável”, declarou Cardoso.

“Acreditando que o papel da escola é promover saberes para a formação dos indivíduos, capazes de desenvolver suas habilidades empreendedoras, faz-se necessário o incentivo aos discentes a protagonizarem seu projeto de vida futuro”, acrescenta Lessa.