25 DE MARÇO, DIA NACIONAL DO ORGULHO GAY.

 


.

O dia 25 de março, Dia Nacional do Orgulho Gay, é uma das datas existentes no calendário do Movimento LGBTQIAP+ para lembrar a mobilização e a luta pela igualdade de direitos e pelo respeito às diferenças relativas à orientação sexual e à identidade de gênero. É um dia voltado à celebração daqueles/as que se orgulham em assumir sua sexualidade.

As pessoas LGBTQIAP+ enfrentam cotidianamente preconceitos e discriminações por conta de uma sociedade que não está preparada para conviver com as diversidades sexuais e de identidades de gênero.

A sigla LGBTQIAP+ abarca a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e uma gama de outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero, por isso o uso do símbolo +.

Cada segmento dessa vasta comunidade tem suas lutas próprias e, por isso, o calendário é amplo. Para além deste dia temos, por exemplo:


29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais


17 de maio – Dia de Combate à LGBTIfobia


28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+


29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica


23 de setembro – Dia da Visibilidade Bissexual


26 de outubro – Dia da Visibilidade Intersexual


Nos últimos anos, a população LGBTQIAP+ do Brasil, fruto da luta incessante que promove diariamente, tem tido avanços significativos na conquista de direitos, tais como o direito a união civil e a criminalização da LGBTIfobia (com sua equiparação ao racismo).  Mas ainda há muito a conquistar.


A LGBTIfobia provoca efeitos sociais devastadores, desde a violência simbólica, com segregação e marginalização, assim como a violência física e, até, a violência extrema, com os assassinatos. Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o país que mais mata LGBTQIAP+, em especial travestis e transexuais, o grupo mais vulnerável.


Celebremos o orgulho de sermos quem somos, da forma que somos, mas sem perdermos a perspectiva da luta.


#orgulho #lgbtq🌈 #ag8saj #direitoshumanos #resistencia