UPB se reúne com Setur e CTBTS para auxiliar municípios na inserção no Mapa do Turismo


 Discutir sobre os entraves dos municípios na inserção do Mapa do Turismo da Bahia foi o foco central da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). O encontro, solicitado pelo presidente Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos (CTBTS), Carlos Silveira contou com a participação do diretor de regulação e certificações de serviços turísticos da Setur-Ba, Divaldo Borges, representando o secretário de turismo, Maurício Bacellar, além de secretários de turismo e demais representantes da pasta.

Presente na reunião, o assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, representando o presidente da entidade, Zé Cocá, reforçou que a UPB está à disposição para ajudar aos municípios que ainda não estão inseridos no Mapa do Turismo da Bahia. “A UPB vai entrar em contato com os gestores dos municípios que ainda não estão inseridos no Mapa para conscientizar sobre a importância dessa inserção para desenvolver o turismo no nosso estado”, afirmou.

O diretor da Setur-Ba, Divaldo Borges, reforçou a capacidade de apoio da UPB no processo de conscientização da importância do turismo para os gestores. “O que buscamos é ter excelência no turismo da Bahia, pois temos municípios hoje que vivem especificamente do turismo, só precisamos conscientizar que a atividade só trará benefícios para sua região”.

Divaldo falou ainda sobre a importância do município estar inserido no Mapa do Turismo e destacou o trabalho que precisa ser feito para compor o programa. “O município precisa planejar e criar diretrizes para que possa expandir o turismo. Precisamos quebrar o paradigma e que os gestores entendam a importância do turismo para o município”, pontuou.

“Vamos nos reunir com os gestores dos municípios, no próximo dia 07 de abril, para discutirmos sobre todos os entraves a respeito do Plano Municipal que será exigido e como os municípios poderão se planejar para que façam parte do Mapa do Turismo. O plano tem que ter a cara da cidade. Contamos com o apoio da UPB e da Setur nessa mobilização”, afirmou o presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos (CTBTS), Carlos Silveira. Texto: Clara Solla, Fotos: Euro Amâncio