*Prefeitura inaugura Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal*

 



O domingo (10) foi cheio de boas novidades para toda a população de Cruz das Almas. Após o lançamento da pedra fundamental do DICA 2, a Prefeitura inaugurou o Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal Adson Pereira de Almeida. Localizado ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), o local é uma conquista importante para a causa animal na cidade.
Ao todo, o espaço tem capacidade de acolher 80 cães. Com o novo serviço para cuidar dos animais de rua, Cruz das Almas passa a ser reconhecida como um município referência na proteção aos animais. A Prefeitura desativou o antigo Canil Municipal, que não tinha condições adequadas de funcionamento, e a área será destinada à implantação de uma nova fábrica.
A inauguração acontece no Abril Laranja, mês dedicado à prevenção contra a crueldade animal. “Quem cuida de gente como nós cuidamos, também tem que cuidar dos animais de rua como nós estamos fazendo e vamos continuar a fazer. Vamos substituir o canil por um espaço adequado e que realmente vai cuidar do bem-estar dos cães”, afirmou o prefeito Ednaldo Ribeiro.
O ex-Ministro da Cidadania, João Roma, participou da cerimônia e destacou que a iniciativa é pioneira na região. “Eu fico muito feliz de fazer parte desse time, de me sentir cruzalmense e ser acolhido com tanto carinho nessa cidade. Nós temos um prefeito que não para minuto nenhum para que Cruz das Almas seja cada vez mais destacada em sua região”, comentou.
_*Estrutura de qualidade*_
O Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal vai revolucionar o cuidado com cães em situação de vulnerabilidade e abandonados nas ruas. No local, os animais resgatados receberão atendimento veterinário da equipe da SEAMA. Os cães serão identificados e tratados, evitando a proliferação de doenças, além de passar por procedimentos, como cirurgias de castração.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Rebouças, o local está preparado para receber e recuperar os pequenos pacientes de quatro patas. “Temos um centro cirúrgico com ar-condicionado, um ambulatório, médica veterinária, coordenadora, estagiários, técnicos veterinários, colaboradores da limpeza, ração de qualidade e quantidade”, explicou.
Com ambientes distintos para as condições de saúde de cada cachorro, o espaço conta com maternidade, área para filhotes, área para quarentena, baias de recuperação, internamento, sala de procedimentos, área de banho e área de recreação. Executada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA), a obra atende uma reivindicação antiga dos protetores de animais que atuam na cidade.
O Centro leva o nome do professor Adson Pereira de Almeida, médico veterinário que atuou na antiga Escola de Agronomia e no Centro de Ciências, Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. Com a homenagem, a Prefeitura reconhece a contribuição do docente, que faleceu em 2020.
_*Ações de proteção aos animais de rua*_
A SEAMA conta com outras ações que, a partir de agora, serão realizadas em conjunto com o Centro de Acolhimento, como o SAMU PET. O serviço, que atende pelo número 3621-1096, é uma ambulância adaptada para o resgate de animais machucados, atropelados, em situação de perigo, soltos nas ruas e que estejam colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco ou que sofreram maus-tratos.
Os animais resgatados serão cuidados no Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal e, após recuperação, passarão por castração e serão colocados para adoção por meio do projeto Adota Pet. Com essas ações, a Prefeitura espera a diminuição da população de animais abandonados e maltratados nas ruas de Cruz das Almas.
Para oferecer ainda mais serviços no local, a gestão municipal também busca firmar uma parceria com o Hospital Veterinário da UFRB. A ideia é que sejam disponibilizados exames, como raio-x e ultrassom, entre outros procedimentos, para contribuir com o funcionamento do Centro e garantir mais apoio para a causa animal.
*Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas*


1