Nesta terça-feira (29), foi realizada a inauguração da sala passiva de videoconferência para ampliação do acesso ao Juízo 100% Digital da Comarca de Santo Antônio de Jesus. O evento aconteceu na tarde de ontem, no Fórum Wilde Lima e contou com a presença de autoridades do judiciário e da política.O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco esteve presente na inauguração e anunciou também a reforma do fórum.
“A sala passiva faz toda diferente, isso nasceu em decorrência da pandemia. Não haverá justiça se ela não acudir os menos privilegiados, essa sala tem o propósito incluir os excluídos digitais. A nossa presença aqui é para apresentar as várias, multiportas que o poder judiciário detém para atender as demandas dos jurisdicionados. É o poder judiciário que se propõe a sair do gabinete para ir ao encontro do povo”, disse ao repórter Itajaí Júnior da Rádio Andaiá FM.A diretora substituta do Fórum, Drª Renata Rosa ressaltou a importância dessa sala de vieoconferência.
“Vem para dar acesso as pessoas excluídas digitalmente, para acessarem a audiência, falar com os magistrados, terem acesso às informações do processo. É a justiça sendo concretizada a favor de todos e, em especial a comunidade mais carente, da sua parte mais vulnerável. Teremos instalações mais modernas, com acessibilidade, e uma adequação melhor para desenvolvermos um melhor trabalho”, frisou.
Para o juiz Dr. Márcio Oliveira, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Santo Antônio de Jesus, a partir de agora, o cidadão vai poder acompanhar seu processo com mais facilidade.“Hoje o TJ leva ao cidadão essa possibilidade, aquele que não tem acesso a computadores, podem vir até o fórum e utilizar desses aparelhos, saber como está o andamento dos processos, conversar com o juiz, ou seja, é o TJ-BA levando a população esse excelente trabalho”, salientou.
O titular da 1ª Vara Crime de Santo Antônio de Jesus, Dr. Júlio Gonçalves reforça a importância dessa sala para o município e na melhoria dos trabalhos judiciários. “Agradecemos todo apoio das autoridades locais e da sensibilidade da gestão do tribunal.”
O presidente da OAB subseção SAJ, Dr. Walter Almeida afirmou que esse era um pleito do órgão, inclusive a ampliação do fórum.
“Esse é um pleito que vimos fazendo sobre a melhoria da estrutura física de atendimento do jurisdicionado. A reforma do fórum também foi um pleito nosso, pois o fórum não é compatível para o município. A gente realmente precisa de uma reforma radical, digo até de uma ampliação”, destacou.
Presente no evento, o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino externou sua alegria com a chegada da sala de videoconferência no município.“A reforma geral do nosso foro e, principalmente, com a sala passiva de videoconferência mostra a modernização ainda mais para a justiça do nosso município, isso é muito importante para os munícipes.materia blog bvalente