Governo do Estado vai investir R$ 4,2 milhões no projeto de fortalecimento da plataforma SAC Digital, com objetivo de democratizar e universalizar serviços para os cidadãos, com apoio de entidade vinculada à ONU
A Secretaria de Administração (Saeb) assinou um acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), entidade ligada à ONU, para ampliar a oferta de serviços digitizados à população. O PNUD vai prestar apoio técnico à Saeb com o objetivo de democratizar e universalizar os serviços públicos aos cidadãos utilizando a plataforma SAC Digital. O projeto estima um investimento do Governo do Estado de R$ 4,2 milhões na sua plataforma de serviços digitais, no prazo de dois anos.
O objetivo principal do acordo de cooperação técnica é o fortalecimento das capacidades do Governo da Bahia na área de prestação de serviços digitais. O Estado já possui um Plano de Transformação Digital, desenvolvido pela Secretaria da Administração, que tem o objetivo de promover a digitização dos serviços público, prestando atendimento menos burocratizado e mais eficiente para o cidadão.
A digitização é a transformação de uma atividade para o meio digital, que exige mudanças profundas no modelo de negócio. Envolve vários processos, desde o modelo de gestão, governança e tecnologia. A digitização pode acontecer já na criação do negócio, como é o caso dos novos bancos digitais, que atuam de forma 100% digital desde sua criação. Outra possibilidade é a migração de uma atividade já existente para o meio digital, como no caso dos deliverys de comida, que, no passado, funcionava com pedidos por telefone e atualmente migrou para os aplicativos de celular.
No bojo do programa de Transformação Digital do Estado estão projetos como o SEI Bahia (sistema de processo eletrônicos), o RH Bahia (Sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos), o SAC Digital e outros. A plataforma digital de serviços do estado, o SAC Digital, foi lançada em julho de 2018. Atualmente conta com mais de 450 serviços digitais e mais de 4,5 milhões de usuários.
O secretário da Administração, Edelvino Góes, falou sobre o apoio do PNUD. “O projeto com o PNUD vai na direção de intensificar esses esforços, ampliando nossa capacidade de entrega dos serviços digitais, aprimorando a governança e reduzindo barreiras culturais”, declarou. O secretário também comentou sobre o plano de transformação digital “Temos trabalhado em uma agenda de transformação digital com projetos estruturantes, como o novo sistema de recursos humanos; acabamos com os processos em papel com o SEI Bahia; e lançamos o SAC Digital, que é uma plataforma orientada a serviços”.
A Superintendência da Gestão e Inovação (SGI), gestora do SAC Digital, acredita que a plataforma ainda tem margem para crescimento, ofertando um número maior de serviços e atendendo a uma quantidade maior de baianos, vide a população do estado (14,9 milhões). A expectativa é que a plataforma pode ampliar sua capacidade, mesmo ressalvando parte da população que não utiliza serviços digitais como crianças ou até mesmo aqueles que não possuem acesso a Internet.
O apoio do PNUD veio depois que a SGI e o Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap), ambos vinculados a estrutura da Secretaria da Administração, elaboraram o projeto para fortalecimento do SAC Digital, que acabou selecionado pelo Programa das Nações Unidas.
A meta é aumentar a oferta de serviços via SAC Digital, buscando a democratização e universalização. O principal objetivo da cooperação técnica internacional para este projeto é o fortalecimento das capacidades do Governo da Bahia para viabilizar a ampliação dos serviços públicos digitais prestados à população. A ideia é que um maior número de cidadãos tenha acesso aos serviços públicos.
O acordo prevê ações de curto, médio e longo prazo, envolvendo a capacitação dos agentes públicos, a estruturação de um modelo de governança que facilite o diálogo entre as diversas estruturas governamentais, a indicação de mecanismos de monitoramento do alcance dos novos serviços para acesso remoto, dentre outros.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb