Secretaria de EducaçãoProfessora Renilda Barreto solicitou, na noite desta quarta-feira (19) carta de , sua exoneração da Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus. A secretária vinha sendo alvo de críticas não só da oposição, mas também de políticos aliados ao grupo do prefeito durante entrevistas no Blog do Valente, como o presidente da Câmara Chico de Dega e o empresário Ditinho. O Blog do Valente antecipou, no início da noite desta quarta a saída da secretária.
Em carta enviada ao prefeito Genival Deolino, a secretária agradeceu a oportunidade de ter atuado na gestão durante dois anos e três meses, afirmando ter cumprido importantes metas estabelecidas no plano de governo, como garantir transparência nos contratos de obras e serviços, propor adequações ao Plano Municipal de Educação e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, dentre outras ações.
Além disso, a secretária destacou as conquistas alcançadas pela equipe durante a pandemia, mencionando a reformulação da Educação de Jovens e Adultos com a inserção do ensino profissional, a criação do programa do Balcão da Agricultura Familiar para garantir alimentação às crianças e a reabertura de creches. Também mencionou a redução do ensino multisseriado em mais de 50% das escolas e a informatização da administração escolar.
Ainda na carta, a secretária ressaltou que sua gestão tensionou e irritou grupos que reivindicavam melhorias para si em detrimento do coletivo e das crianças, mas reforça a importância de uma política pública de educação. Por fim, agradece aos colegas, pais e estudantes pelas experiências vividas durante seu tempo na Secretaria de Educação e deseja que as escolas do município continuem oferecendo arte, bons livros, professores motivados e áreas verdes e esportivas para os estudantes.MATERA LEO VALENE