A prefeitura de Santo Antônio de Jesus pediu a retirada de votação, durante sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (17), do projeto de lei 14.2023, que concede aumento salarial aos professores municipais.
Segundo o vereador Luciano Cuiuba, em entrevista ao repórter Itajaí Júnior, da Andaiá FM, o projeto foi retirado de pauta na última hora, sem nenhum tipo de argumento ou explicação para tal.
“A gente tinha uma votação marcada para acontecer, e o que senti neste momento foi que todos nós, vereadores, ficamos atônitos, sem saber o que aconteceu. Este projeto é retirado de pauta sem sequer alguém da bancada aliada ao prefeito saber o que está acontecendo”, disse o vereador Cuiuba.
Ainda de acordo com o vereador, muitos professores e profissionais da educação que participavam da sessão reivindicaram uma explicação e classificaram a atuação tanto dos vereadores aliados ao prefeito quanto da administração pública de irresponsável e falta de comprometimento.
“A galeria está cheia desses profissionais que aguardam por este acordo que aconteceria hoje. O que os profissionais querem é a equiparação dos salários. A lei do piso salarial assegura este direito a esses profissionais contratados pelo REDA. O que falta nessa administração é clareza”, falou o edil.
Além do Projeto que trataria do piso salarial dos professores, a sessão discorreu também sobre a questão de segurança nas escolas.
Ultimamente, há diversos noticiários de ataques às escolas em todo o país. Para o vereador, é preciso discutir segurança não só nas entradas das instituições como também em seu interior. Luciano Cuiuba explanou que há quatro projetos sobre segurança nas escolas em tramitação.
“Vemos tudo isso com apreensão, pois queremos dar um passo à frente, mas somos impedidos pela administração. Tendo em vista que, em uma discussão séria como essa, a secretária de educação não está presente. No mínimo, ela estava ciente de que o projeto sobre o piso salarial seria retirado de pauta e não veio. Não para não levar uma vaia”, completou.