Otimizar a gestão de leitos, reduzir superlotação das emergências, diminuir o tempo de permanência dos pacientes internados, dentre outros benefícios que contemplam pacientes e unidades de saúde. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Lean, do qual o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) participa.
Para isso, a unidade tem consultoria a cada 15 dias para implantar os processos de melhoria. A última ocorreu nesta quinta-feira(30) e reuniu uma equipe de multiprofissionais do HGRS que, durante todo o dia, ficou em treinamento para implementar a ferramenta 5S.
O médico Ruan Fernandes, consultor do projeto, explica que o Lean é gerido pela Beneficência Portuguesa(BP), vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem por objetivo aplicar técnicas e ferramentas de qualidade e eficiência operacional para aprimorar os fluxos e estruturas de unidades assistenciais do SUS.
De acordo com a diretora geral do Hospital Roberto Santos, Lucrécia Savernini, o projeto chega em um momento em que o hospital está com propostas de mudanças e adequações “e o Lean vem nos dar um suporte, pois já tem uma formatação conhecida”. Ela acrescenta que uma das principais metas da unidade hoje é reduzir o tempo de permanência do paciente internado, “além de fazer com que o tratamento seja mais ágil, resultando em mais leitos para ofertar. Ou seja, é uma melhora na assistência que beneficia diretamente o paciente”, conclui a gestora.
A consultora da BP, Bruna Coghi, que também estava na equipe de treinamento da última quinta-feira, destacou que são seis hospitais de excelência do Brasil, a exemplo do Sírio Libanês, que estão encarregados de levar sua experiência para hospitais públicos de várias regiões do país. Para isso, a cada 15 dias uma equipe do Lean realiza visitas nos hospitais, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria, analisando os processos e observando onde estão e quais são os gargalos que fazem aumentar o tempo de permanência dos pacientes no hospital. Entre as áreas hospitalares contempladas estão: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.