
A Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus, sob a presidência do vereador Chico de Dega, realizou, na tarde/noite dessa segunda-feira, 29, uma sessão solene comemorativa aos 143 anos de emancipação política do município.
Dentre tantas personalidades presentes, além do presidente da egrégia casa legislativa, em epígrafe, o prefeito Genival Deolino, os deputados Rogéria Santos (federal também homenageada com o título de cidadã santantoniense), Rogério Andrade (estadual, também ex-prefeito); prefeito de Varzedo, Bahia; ex-prefeitos Euvaldo Rosa; ex-vices Faustino Cunha, Coi Mercês; presidente da Câmara de Nazaré, Nagib Neto; cmt do 14o. BPM, Ten Cel Alsemani; os demais vereadores Dr. Caíque Barbosa (líder do governo na Câmara), Dalva Mercês, Tia Adriana, Morão, Altemir Dias, Délcio Mascarenhas, Ito Mascarenhas, Danilo do Alto, Cuiúba, Cristiano Sena, Cal de Dodô, Uberdan e Dr. Gil Couto.Diversas personalidades foram homenageadas com títulos de cidadão santantoniense e medalhas 29 de maio, graças aos relevantes serviços prestados ao município.
Fazendo uso da palavra, em nome de todos os edis, o vereador Délcio Mascarenhas fez um apanhado das realizações dos últimos gestores municipais e a contribuição de cada um ao desenvolvimento do município. Dentre os citados, os ex-prefeitos Ursicino Pinto, Renato Machado, Humberto Soares Leite, Álvaro Bessa, Euvaldo Rosa e do atual gestor, Genival Deolino.
O ex-prefeito e atual deputado estadual, Rogério Andrade, também fazendo uso da palavra, fez agradecimento à população pela oportunidade em ter contribuindo para o desenvolvimento do município, numa deferência que muito o sensibilizou.
O Presidente da Câmara, Chico de Dega, num pronunciamento contundente, além de agradecer a todos os edis pelas indicações formuladas, agradeceu em especial ao vereador Délcio Mascarenhas pela indicação do nome de Dega, seu genitor à homenagem recebida.
Decreto Legislativo nº 01/2023 – Indicado pela Vereadora Tia Adriana
Rogéria Santos
Natural de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, nasceu em 19 de agosto de 1966. Aos 56 anos, é advogada, radialista, apresentadora, mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas, graduada em Gestão de Recursos Humanos e membro da Comissão do Idoso da OAB/BA. É casada com Sérgio Simplício há 30 anos.
Exerceu seu primeiro mandato como vereadora de Salvador pelo PRB, entre 2017 e 2020, tendo sido eleita com 12.303 votos.
Na cidade do Rio de Janeiro, coordenou o Projeto Ler e Escrever – trabalho de combate ao analfabetismo de jovens e adultos em todo o Brasil. Morou durante cinco anos em Moçambique, onde atuou como ativista humanitária e missionária, militante em frentes de auxílio e assistência às mulheres e crianças vítimas de guerra. Viveu por nove anos em Angola e liderou práticas de combate à pobreza e à fome.
Ela é idealizadora e coordenadora de um projeto voltado à assistência a mulheres e à população de Salvador. Foi também Secretária Municipal de Políticas para Mulheres da capital baiana.
Deputada federal eleita com mais de 82 mil votos, é ainda Secretária Estadual do Mulheres Republicanas, instância do partido que busca aumentar a participação feminina na política. Como forma de gratidão pelos mil e cinquenta e quatro votos outorgados a ela neste município, encaminhou, já no primeiro ano de mandato, uma emenda parlamentar no valor de trezentos e cinquenta mil reais para apoio a saúde de Santo Antonio de Jesus.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadã Santantoniense à excelentíssima senhora deputada federal, Rogéria Santos.
Decreto Legislativo nº 36/2022 – Indicado pelo Vereador Dema do Leite
Felix de Almeida Mendonça Júnior
Nascido em Itabuna, em 29 de novembro de 1963, é formado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. É filho do ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, Felix Mendonça e dona Maria Helena de Almeida Mendonça. Casado com a Sra. Andrea Mendonça, com a qual teve seu filho Rafael Passos de Mendonça.
Elegeu-se Deputado Federal em 2010, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022. Foi líder da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados entre 2014 e 2015.
O Deputado é autor de 292 propostas legislativas. É o atual Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e, em sua trajetória no legislativo federal já foi Presidente da Comissão de Cultura, e por dois anos na Comissão de Ciência Tecnologia e Informática e Comunicação.
É autor da criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacauira, da CEPLAC e do Cacau Cabruca.
No município de Santo Antônio de Jesus tem direcionado investimentos desde 2012 em um montante que já soma mais de três milhões e seiscentos mil reais possibilitando obras de Pavimentação e Drenagem dos bairros, além de investimentos para Aquisição de Equipamentos e Material Permanente na ordem de mais de dois milhões e trezentos mil reais para a área da saúde.
Deputado atuante na defesa do trabalhador, do consumidor e do produtor rural, também busca constantemente pela melhoria da educação, da saúde, do transporte público e da infraestrutura urbana.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao excelentíssimo senhor deputado federal, Felix Mendonça Júnior.
.
Decreto Legislativo nº 06/2014 – Indicado pelo Vereador Uberdan Cardoso
Robinson Santos Almeida
É o quinto dos oito filhos de Ataíde e Nair Almeida. Nasceu na cidade de Jequié, no dia 16/03/1965. Passou boa parte da infância e adolescência em Santo Antonio de Jesus, cidade da qual se considera “filho”. Casado com Everli Almeida é pai de Liz, Theo e Tito.
No início da década de 1980 foi estudar em Salvador e iniciou sua militância política no movimento estudantil da Escola Técnica Federal da Bahia, onde se formou em Eletrotécnica e posteriormente, em Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia.
Ingressou no Partido dos Trabalhadores na década de 1980 e se tornou um dos principais organizadores do Partido no estado. A partir da década de 1990, atuou como dirigente estadual e nacional do PT, exercendo funções na área de Comunicação. Foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Salvador e da Câmara dos Deputados.
Em 2007, chefiou a Assessoria Geral de Comunicação do Estado e foi Secretário de Comunicação da Bahia até abril de 2014. Concorreu ao cargo de deputado federal e com 64.265 votos ficou como primeiro suplente do PT. Em 2015, exerceu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República e a mesma função no Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Assumiu o mandato de deputado federal em janeiro de 2017. Foi relator da comissão especial de segurança máxima em presídios. Eleito deputado estadual em outubro de 2018 e reeleito em 2022, Robinson Almeida tem o compromisso de defender a democracia, a cultura, a educação e a comunicação pública, o desenvolvimento territorial, a agricultura familiar e a segurança pública cidadã.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao excelentíssimo senhor deputado Robinson Almeida.
Decreto Legislativo nº 38/2023 – Indicado pelo Vereador Caíque Barbosa
Luis Cláudio do Nascimento
Luís Cláudio do Nascimento Oliveira, conhecido como Careca, nasceu em Jequié, filho de Silfredo Passos e dona Maria Rodrigues, e veio morar em Santo Antônio de Jesus com um mês de nascimento. É casado com Tatiana e pai de dois filhos, Pedro Henrique e Lucas.
É empresário, e já está na vida pública há mais de vinte anos. Em Santo Antônio de Jesus já foi vereador por dois mandatos. Hoje, é o atual Vice-Prefeito.
Todos o conhecem por seu dinamismo, conhecimento e amor por Santo Antônio de Jesus. Com uma trajetória de trabalho e progresso, compromisso de fazer desenvolvimento econômico sempre com justiça social.
Acompanhou de perto grandes acontecimentos da história da cidade e sempre foi admirado por administrar suas empresas com seriedade, ética e humildade, além de manter um permanente envolvimento com relevantes projetos sociais no município. Além de seus feitos na vida pública enquanto vereador, também é um dos grandes empresários e gerador de empregos do município.
Ao acompanhar toda sua trajetória no mundo empresarial, podemos perceber claramente como a atuação de Careca foi essencial para que pudesse ser construído um mercado sólido na Santo Antônio que conhecemos hoje.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao excelentíssimo senhor vice-prefeito Luiz Cláudio do Nascimento, Careca.
Decreto Legislativo nº 10/2023 – Indicado pelo Vereador Chico de Dega
Humberto Soares Leite
Humberto Soares Leite, nasceu em 23 de dezembro de 1949, em Pombal na Paraíba. É filho de Antônio Gentil Leite e dona Luzia Soares Leite. Casado com Maria São Pedro de Lima Soares Leite, é pai de Daniela, Danilo, Daniel e Dalila. É formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Paraíba.
Atual como Engenheiro do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia, o antigo Derba, foi chefe da residência do Derba em Teixeira de Freitas, de 1973 e 1977, de Santo Antônio de Jesus, entre 1978- e 1988 e de Camaçari, entre 1999 e 2007. Foi ouvidor setorial da Secretaria Cidades sustentáveis e Inovação, de Salvador em 2017.
Foi prefeito de Santo Antônio de Jesus, eleito pelo Partido Social Cristão - PSC, entre os anos de 1989 e 1992. Suplente de Deputado Estadual pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro, assumiu o mandato em 6 de dezembro de 2010, ocupando na Assembleia Legislativa a titularidade nas Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Segurança Pública e Direitos Humanos, e foi suplente da Comissão de Saúde e Saneamento.
Foi eleito novamente prefeito de Santo Antônio de Jesus, pelo PDT, em 2012, exercendo o mandato entre 2013 e 2016, período no qual promoveu diversas ações para melhorar a vida da população nas diversas áreas administrativas, deixando grandes marcos para o município, como a tão sonhada reforma da praça Padre Mateus.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao excelentíssimo senhor Humberto Soares Leite.
Decreto Legislativo nº 35/2023 – Indicado pela Vereadora Tia Adriana
Clodoaldo de Souza Mercês
Clodoaldo de Souza Mercês, nasceu no dia 26 de março de 1948 na localidade do Benfica, zona rural de Santo Antônio de Jesus.
Conhecido como Coi Mercês, é filho de dona Marizete Andrade de Souza Mercês e seu João José das Mercês, comerciante que ocupou cargo de vereador por três mandatos. Coi é o segundo filho de cinco irmãos, um deles, Valter Mercês também ocupou o cargo de vereador, tendo sido presidente deste Poder Legislativo.
Casado com a senhora Meire Costa, tem 4 filhos, Thulio, Marjorie, Jamile e Pietra.
Alfabetização no colégio Santo Antônio, aos 18 anos teve que se tornar caminhoneiro para ajudar no sustento de sua família, e alguns anos depois tornou-se empresário no ramo de posto de combustível.
Na década de 1990, Coi se aproximou de nomes importantes como o ex-prefeito e ex-deputado Ursicino Queiroz, e recebeu o convite para entrar no meio político, tornando-se vice-prefeito em 1996 ao lado do então prefeito Álvaro Bessa.
No ano 2000, concorreu ao cargo de prefeito de Santo Antonio de Jesus, ficando em segundo lugar.
Não descarta a possibilidade de retornar a vida pública pois o seu compromisso e carinho com o povo e a sua cidade natal é muito grande.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor Clodoaldo de Souza Mercês, Coi Mercês.
Decreto Legislativo nº 24/2023 – Indicado pelo Vereador Dema do Leite
Maria de Fátima Pereira S de Souza
Maria de Fatima Pereira Santos de Souza, tem 58 anos, é Bióloga e Funcionária Pública. Nascida em Salvador, reside em Santo Antônio de Jesus desde 1995, onde tem prestado relevantes serviços ao Município.
Foi Assessora Municipal da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) entre 1996 e 1999 junto às 22 Associações Rurais de Santo Antônio de Jesus, e participou ainda das atividades desenvolvidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Entre 2004 e 2012 exerceu a função de Diretora de Agricultura e Meio Ambiente contribuindo para a implementação de Projetos como Bahia Citrus, Nossa Raiz, Incentivo a Piscicultura, Incentivo à Cacauicultura, Programa de Cursos para desenvolvimento e geração de renda de agricultores, além de ações como a criação da Feira de Agricultura de Santo Antônio de Jesus, a antiga Expomandioca.
Eleita vereadora, exerceu o mandato entre 2013 e 2016 em 2012 atendendo as demandas de todo o município, com foco especial para as questões das comunidades rurais. Entre 2017 e 2018 foi Secretaria de Agricultura e Abastecimento quando promoveu, entre outras ações, a implantação do Cadastro Ambiental Rural beneficiando aproximadamente mil e quinhentos produtores rurais. Entre 2019 e 2020 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente viabilizando os projetos ambientais e a liberação das licenças ambientais.
Retornando às funções de Funcionária Pública da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia atua no Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água do Núcleo Regional de Saúde Leste - Base de Santo Antônio de Jesus monitorando a qualidade do abastecimento de água consumida pelas populações dos 33 municípios atendidos.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio à senhora Maria de Fatima Pereira Santos de Souza.
Decreto Legislativo nº 34/2023 – Indicado pelo Vereador Cal de Dodô
Gilsonilda Correia Bomfim
Gilsonilda Correia Bomfim, santantoniense, advogada, formada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e em Direito pela Faculdade de Ilhéus, pós-graduada em Processo Civil e Direito Civil pela Universidade Estácio, pós-graduada em Direito Público Municipal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Mulher, mãe de um filho, Dra. Nil Correia vem atuando há anos nas áreas de políticas públicas da nossa cidade e região. Foi secretária de Cultura, diretora de Abastecimento, secretária de Agricultura e Abastecimento, advogada da Câmara de vereadores de Muniz Ferreira, advogada em Aratuípe, advogada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e atualmente, é Secretária de Governo de Santo Antônio de Jesus, sendo a primeira pessoa a ocupar este cargo na administração pública do município. Na Secretaria, vem atuando para dinamizar as relações institucionais entre o Executivo e Legislativo e a própria população.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio à senhora Gilsonilda Correia Bomfim.
Decreto Legislativo nº 28/2023 – Indicado pela Vereadora Tia Adriana
Edmundo Assemany Felippi Júnior
Edmundo Assemany Felippi Junior tem 46 anos de idade. É casado com a Senhora Renata Serravalle Felippi e tem dois filhos: Maria Julia e Gustavo Felippi.
Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do estado da Bahia em março de 1993 sendo declarado Aspirante a Oficial PM em outubro de 1996. É também bacharel em Direito pela Faculdade UNIME de ciências jurídicas e pós-graduado em Direito Civil pela UNIFACS. Durante sua trajetória profissional desempenhou as funções de Comandante da 1ª Cia do 12° Batalhão em Camaçari, Coordenador do Convênio PMBA x Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciaria, Coordenador de Ensino do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Policia Militar. Serviu na Casa Militar do Governador, foi Comandante da Guarda Militar do Fórum Ruy Barbosa, Assistente Militar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Coordenador de Atendimento da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública, Comandante da 4ª Cia do 18º Batalhão do Pelourinho, na capital baiana, Ajudante de Ordens do Ex-Comandante-Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão.
Após sua promoção ao posto de Major no ano de 2015 foi comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar da Barra e da Rondesp Atlântico, em Salvador. Exerceu ainda a função de Coordenador de Inteligência policial do Comando de Operações da PM. Foi promovido ao Posto de Tenente-Coronel em novembro de 2021 e assumiu o Comando do 14º Batalhão da PM em Santo Antônio de Jesus. O oficial é condecorado com as medalhas bronze, de 10 anos, e prata, de 20 anos, por tempo de serviço, medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica e medalha de Amigo da Marinha do Brasil.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao excelentíssimo tenente-coronel Edmundo Assemany Felippi Junior.
Decreto Legislativo nº 29/2023 – Indicado pelo Vereador Délcio Mascarenhas
Polako Póvoas Santos
Polako Póvoas Santos nasceu em Santo Antônio de Jesus, em 17 de janeiro de 1980. É casado com a senhora Isis Duarte de Jesus Póvoas e pai de Maria Eduarda e Maria Clara. É filho de Flomário Santos e Clarice Elizabeth Póvoas Santos e tem cinco irmãos.
Ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia em 1999, sendo promovido ao posto de 1° Tenente PM ao final do curso. É também graduado em Educação Física, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade do Estado da Bahia, em Segurança Pública, pela Academia da Polícia Militar da Bahia, em Musculação e Condicionamento Físico, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e em Docência no Ensino Superior, também pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Foi promovido ao posto de Capitão PM em abril de 2010 e ao posto de Major PM em novembro de 2021.
Serviu em diversas Unidades da Polícia Militar da Bahia, em várias funções, dentre as quais se destacam: Comandante do Pelotão Tático Móvel da antiga Companhia Especial do 14° Batalhão da Polícia Militar; Comandante do Pelotão Tático Móvel da antiga Companhia Especial do 12° Batalhão da Polícia Militar, em Camaçari; Chefe da Seção de Planejamento Operacional da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Centro Administrativo da Bahia; Supervisor PM, da Central de Telecomunicações da Superintendência de Telecomunicações, da Secretaria da Segurança Pública da Bahia; Chefe da Seção de Planejamento Operacional do 14° Batalhão da Polícia Militar; Subcomandante da 99ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Amargosa; Comandante da 5ª Companhia de Policiamento do 14° Batalhão; Comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional do 14° Batalhão; Subcomandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Vera Cruz.
Foi condecorado com as medalhas Bronze (10 anos), e Prata (20 anos) por Tempo de Serviço e Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica.
Atualmente encontra-se exercendo a função de Comandante da 60ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Gandu - BA.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao excelentíssimo major Polako Póvoas Santos.
Decreto Legislativo nº 19/2023 – Indicado pelo Vereador Chico de Dega
Ednaldo da Cruz Santos
Ednaldo da Cruz Santos, nasceu em 20 de março de 1976 na cidade de Conceição do Almeida, onde cresceu e residiu até a maioridade, sempre tendo no coração a cidade de Santo Antônio de Jesus, onde podia encontrar de tudo como roupas, materiais de construção, serviço médico, e até o sustento da família, já que seu pai era empregado em empresa de transporte interurbano. Filho de dona Normélia da Cruz Santos e Valdomiro Lima Santos, ambos já falecidos, é casado há 14 anos com a advogada santantoniense Geliane Pinto Santos, com quem compartilha a graça de ter dois filhos, Yasmin e Yan, ambos nascidos em Santo Antônio de Jesus.
É graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal da Bahia. Em 2009, concluiu o Bacharelado em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar, após ser aprovado num dos mais concorridos concursos do Brasil. Em 2016, concluiu o bacharelado em Direito, pela Facemp. É especialista em Ciências Criminais, pela Uninassau, e em Direito Penal e Processual Penal, pela FMB/SP.
Atualmente, é Oficial do Quadro de Combatentes da Polícia Militar do Estado da Bahia, no posto de Capitão, e é chefe de Operações de Inteligência do 14º Batalhão. Atua em Santo Antônio de Jesus, há 20 anos, desde quando entrou nas fileiras da corporação em 10 de março de 2003.
Possui medalhas de honra ao mérito, inclusive a Visconde de Itaparica, pelo exercício profissional, muitos elogios e reconhecimento em ficha cadastral, jamais sofrendo qualquer tipo de punição ou repreensão. Foi por diversas oportunidades, eleito policial padrão do 14º BPM, e em 2017 foi condecorado com o título de Policial do Ano em todo o estado da Bahia. Em 2019, no comando da Companhia de Emprego Tático Operacional, foi idealizador da implantação da Operação Ronda Rural, servindo diariamente com guarnições e viaturas, exclusivamente às comunidades rurais de Santo Antonio de Jesus e municípios circunvizinhos.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao excelentíssimo senhor capitão Ednaldo da Cruz Santos.
Decreto Legislativo nº 18/2023 – Indicado pelo Vereador Délcio Mascarenhas
Isis Duarte de Jesus Póvoas
Isis Duarte de Jesus Póvoas nasceu em Salvador, no dia 01 de março de 1982. É casada com o Major PM Polako Póvoas Santos e mãe de Maria Eduarda e Maria Clara. É filha de Nelson Figueiredo de Jesus Filho (in memoriam) e Sandra Duarte de Jesus e tem quatro irmãos.
Ingressou na Polícia Militar da Bahia no ano de 2003, no Curso de Formação de Soldados, sendo promovida à graduação de Soldado ao final do curso, e promovida à graduação de Cabo PM em dezembro de 2018. É graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Católica do Salvador.
Serviu em diversas Unidades da Polícia Militar da Bahia, dentre elas o 18º Batalhão da Polícia Militar no Centro Histórico, em Salvador; a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cajazeiras, em Salvador; o Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar, em Salvador; a 99ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Amargosa. Com 20 anos de efetivo serviço prestado à comunidade baiana, tem mais de oito anos servindo no 14º Batalhão em Santo Antônio de Jesus.
Foi condecorada com a medalha de Bronze (10 anos) por Tempo de Serviço, no ano de 2017.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadã Santantoniense à excelentíssima cabo PM, Isis Duarte de Jesus Póvoas.
Decreto Legislativo nº 20/2023 – Indicado pelo Vereador Edivan Morão
Ismael Gonçalves de Almeida
Ismael Gonçalves de Almeida, mais conhecido como, Ismael do Porco. Nasceu em 23 de junho de 1920, na zona rural de Conceição do Almeida. Filho de Maria Almerinda e Salustiano Gonçalves. Aos 4 anos mudou-se para Santo Antonio de Jesus, com seus pais e seus irmãos.
Desde novo começou a trabalhar na roça para ajudar seus pais. Com 12 anos trabalhou na antiga matança, na Salgadeira, atual Colégio Hercília Tinoco Andrade, como laçador e matador de gado.
Com suas economias conseguiu montar uma barraca na feira, que funcionava na praça Padre Mateus, onde vendia, nas quartas e sábados, carnes de porco, carneiro e boi. Nos outros dias trabalhava como barganhista de cavalo e trabalhava na roça.
Em 1941 trabalhando no armazém de fumo conheceu sua primeira esposa com quem teve 04 filhos. Ao longo do tempo se separou e conheceu dona Maria da Glória (in memorian), com quem foi casado por 45 anos e teve 8 filhos.
Com 50 anos viajava para feiras de Tanquinho, Castro Alves, Nazaré das Farinhas, transportando carnes salgadas e de lá trazia galinhas, porcos e carneiro. Deu sua significante contribuição para o crescimento da cidade.
Hoje, aos 102 anos, ainda viaja para outras feiras, assiste os jogos no estádio municipal, porque assim ele se sente vivo. Gosta de conversar e contar suas histórias e experiências, na varanda de sua casa, localizada na R. Viriato Lobo, onde mora há mais de 90 anos.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Ismael Gonçalves de Almeida.
Decreto Legislativo nº 25/2023 – Indicado pelo Vereador Délcio Mascarenhas
José Dias Damasceno
José Dias Damasceno, popularmente conhecido como Déga, é casado com dona Gertrudes Rosa de Lima Damasceno, carinhosamente chamada por todos de dona Minininha, com quem teve nove 9 filhos: Nilson, Edson, Luiz França, Maria Conceição, Maria Ednélia, Francisco, Gilberto, Neilton Lima e José Filho.
Pai do vereador e presidente da Câmara Municipal, Chico de Déga, que adotou o nome do pai como sobrenome, seu Déga exerceu mandato de vereador nesta Câmara no período de 1997 a 2000, estando filiado ao PSDB, ainda no governo do então prefeito, Álvaro Veloso Bessa.
Homem do campo, de uma simplicidade ímpar, pai exemplar, viveu em família num perfeito sacerdócio pela dedicação devotada a esposa e filhos, os quais têm participado diretamente do progresso local no ramo do comércio, indústria e na política.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor José Dias Damasceno, seu Déga.
Decreto Legislativo nº 22/2023 – Indicado pelo Vereador Altemir Policial
Título de Cidadão Santantoniense
Marcus Vinícius Ribeiro de Andrade
Marcus Vinicius Ribeiro Fernandes de Andrade, nasceu em 27 de setembro de 1983, em Salvador. Filho de Ibete Avelino Ribeiro e José Raimundo Fernandes de Andrade. É casado com a senhora Laís Dantas Silva de Andrade, também médica, e pai da pequena Maria Júlia, de 3 anos.
Aos 20 anos, ingressou no curso de Biomedicina e foi aprovado no Concurso Público da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Antônio de Jesus. Realizando um sonho de morar no interior. Em janeiro de 2010, o sonho de infância de ser médico, começou a se tornar realidade com a aprovação para o curso de Medicina na Universidade Regional de Gurupi, em Tocantins. Com a conclusão do Curso de Medicina em dezembro de 2015, Marcus Vinicius, retorna para Salvador, assumindo vaga na Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral Roberto Santos. Como médico obstetra atuou nas grandes maternidades da capital baiana. Contudo, o sonho sempre foi migrar para Santo Antônio de Jesus.
Em 2019, depois de concluir a residência médica em ginecologia e obstetrícia, foi novamente aprovado no concurso da UFRB, agora como médico, assumindo o cargo de professor adjunto do curso de medicina.
A vinda para Santo Antônio de Jesus, como professor universitário, abriu as portas para o médico ginecologista-obstetra e os caminhos começaram as ser construídos para se mudar para a cidade. Ligado à Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, atua como médico-obstetra plantonista, médico-obstetra do pré-natal de alto risco e médico ginecologista da UNACON. Com a solidificação no campo profissional, doutor Marcus de Andrade mudou-se definitivamente para Santo Antonio com a família.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Marcus Vinicius Ribeiro Fernandes de Andrade.
Decreto Legislativo nº 26/2023 – Indicado pelo Vereador Caíque Barbosa
Benedito de Souza Lemos Filho
Benedito de Souza Lemos Filho nasceu em Santo Antônio de Jesus. É filho de Benedito Lemos e dona Hildete. Ditinho, como é conhecido de todos, estudou até a 4ª série primária, e desde pequeno sempre acreditou que o trabalho poderia mudar o destino de qualquer pessoa, inclusive o seu.
Seu grande alicerce sempre foi a família. É casado com Thainan e pai de três filhos, Manoel, Artur e Lara.
Começou a trabalhar aos 8 anos de idade em uma barraca de legumes e frutas. Na sua adolescência, percebeu que empreendedorismo era seu ramo. Trabalhou com a venda de leite em uma bicicleta pelas ruas de Santo Antônio de Jesus.
Montou sua própria barraca de carne na porta da sua casa, na Avenida Juracy Magalhães, onde hoje funciona o seu próprio supermercado, Baratão das Carnes.
Há 25 anos começou a vender frangos, passou a criá-los e hoje tem seu próprio frigorífico, o AVIVIP.
Hoje, é um dos maiores geradores de emprego do Município de Santo Antônio de Jesus. Para a maioria das pessoas, a falta de oportunidade é sinônimo de dor de cabeça, mas com uma jornada empreendedora, que iniciou quando ele tinha apenas 8 anos, se considera um solucionador de problemas nato.
Apesar das dificuldades ao longo da vida, buscou soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor Benedito de Souza Lemos Filho, Ditinho.
Decreto Legislativo nº 15/2023 – Indicado pelo Vereador Cal de Dodô
Itajay Azevedo Pedra Branca Júnior
Itajay Azevêdo Pedra Branca Júnior, é radialista, pedagogo e professor. Filho de Itajay Azevedo Pedra Branca, radialista e Jaci Ferreira Pedra Branca, professora.
É casado com a professora gestora laboratorial, Cristina de Santana Nogueira Pedra Branca e é pai da pequena Maria Dulce, de 1 ano e 8 meses.
É graduado em pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Itajay Junior, como é conhecido no meio da comunicação, nasceu em Feira de Santana, em 12 de setembro de 1968, cresceu nos corredores da radio sociedade de Feira, emissora onde seu pai trabalhou por 27 anos.
Começou no rádio em 1984, substituindo o comunicador Tony Cesar, que comandava um programa de auditório na rádio cultura AM, em Feira de Santana. Se tornou narrador esportivo, atividade que abraçou aqui em Santo Antônio de Jesus, quando foi convidado pelo saudoso radialista Renan Rocha, para integrar a equipe de esportes da rádio Clube, em 1997. Como narrador esportivo, já transmitiu, vários campeonatos brasileiros e regionais, duas copas do mundo, uma copa américa e duas olimpíadas.
Foi o primeiro repórter que chegou ao local da fatídica explosão da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus, em 1998, fato que marcou sua carreira como rádio jornalista, quando já trabalhava para a rádio Andaiá FM, também fazendo cobertura jornalística desta câmara municipal.
Já passou pelas emissoras, rádio Sociedade, radio Subaé e rádio povo, todas de Feira de Santana, e radio metrópole FM. Atualmente coordena o departamento de jornalismo da rádio Andaiá FM de Santo Antônio de Jesus, onde apresenta o programa Andaiá urgente, ao lado do radialista Mário Freitas, e também participa do programa levante a voz apresentado por Léo valente.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Itajay Azevêdo Pedra Branca Júnior.
Decreto Legislativo nº 23/2023 – Indicado pelo Vereador Cristiano Sena
Francisco Gertrudes da Silva
Francisco Gertrudes da Silva nasceu no dia 25 de maio de 1958, na cidade de Caucaia, Ceará. Mudou-se para Santo Antônio de Jesus no ano de 1985. É casado com Edna Xavier dos Santos e pai de Amós, Adna, Glaucia, Ainoâ e Alana Maibi.
Trabalhou nas empresas Casa Limpa, Comercial São Luiz, distribuidora Skol, Transportadora RodoBahia e Biscoitos Fortaleza.
Acolhido por nossa cidade há 38 anos, conhecido popularmente por Índio, ele aumentou sua família e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade. Foi árbitro de futebol e chegou até candidatar-se a uma vaga no Legislativo Municipal por 2 vezes.
Atualmente está aposentado e desenvolvendo trabalhos sociais em nossa cidade e região, especialmente no Instituto Juntos somos Mais Fortes, com distribuição de alimentos, agasalhos, oficinas de artes, reforço escolar, entre outras atividades.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Francisco Gertrudes da Silva.
Decreto Legislativo nº 16/2023 – Indicado pela Vereadora Dalva Mercês
Jaciara Nunes de Oliveira
Jaciara Nunes De Oliveira, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1948, em Recife, Pernambuco. Filha de Manoel Nunes Sete e Severina Maria Sete. Tem três filhos: Ana Patrícia, Cláudio Felipe e Carlos Henrique.
É graduada em assistência social pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em economia e gestão pública, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e em administração e planejamentos sociais pela Faculdade Gama Filho.
Em 1978 chegou em Santo Antônio de Jesus para atuar como assistente social no Hospital e Maternidade Luiz Argolo. No mesmo ano passou no concurso para Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e passou a atuar como assistente social do SESI, numa parceria com o Governo do Estado, onde permaneceu até o ano de 2012. Foi coordenadora regional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia na chegada do SAC a Santo Antônio de Jesus. Foi professora do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e fez parte da equipe técnica da antiga Direc-4, atual Núcleo Regional de Educação.
Na Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, atuou no Núcleo de Projetos da Secretaria de Assistência Social, contribuindo com a consolidação dos serviços de assistência social no município, realizando projetos que garantiram a casa própria para centenas de famílias santantonienses na zona urbana e também participou diretamente, na condição de assistente social, da implantação do Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do programa Minha Casa Minha Vida, na entrega de mais de 850 casas a famílias carentes da zona rural.
Foi também conselheira Municipal de Assistência Social entre os anos de 1999 e 2002. Atuou ainda na condução de projetos junto ao Nissa, a Associação Comercial e Empresarial e a Fundarem.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense a senhora Jaciara Nunes De Oliveira.
Decreto Legislativo nº 17/2023 – Indicado pela Vereadora Dalva Mercês
Antonio Soares de Santana
Antônio Soares Santana, nasceu no município de Itaeté -Ba, ano de 1972, filho de Jacom Santos Santana e Maria José Soares dos Santos, casado com Maria Senhora de Jesus, pai de dois filhos: Jacson Antônio de Jesus Santana e Lícia Maria de Jesus Santana, ambos santantonienses.
Aos 12 anos, começou a trabalhar com seu pai nos serviços braçais. No ano de 1992 veio trabalhar em Santo Antônio de Jesus, na fazenda BH na qual trabalhou por três anos e seis meses na irrigação de capim de corte.
Comerciário há 26 anos, é diretor vice-presidente do sindicado dos comerciários de Santo Antônio de Jesus no quarto mandato e foi presidente interino por 5 meses no ano 2020.
De 2013 a 2016 exerceu a presidência do conselho local de saúde da comunidade do bairro Irmã Dulce, neste período ajudou a construir a unidade do posto de saúde.
Entre os anos 2016 e 2018 foi líder estudantil no antigo Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão. Estudou na escola Municipal Antônio Fraga e concluiu seu ensino médio no Colégio estadual Francisco da Conceição Menezes.
Entre os anos de 2017 e 2019 foi membro titular do Concidades e entre os anos 2021 e 2022 foi membro titular do Conselho Municipal de Saúde. Foi também diretor da junta desportiva na Liga santantoniense de futebol.
Se considera formado em Educação Sócio-Ambiental pela faculdade da Escola De Teoria Da Vida Cotidiana.
Atualmente é líder Comunitário nas causas sociais e ambientais em Santo Antônio de Jesus. Se considera um autêntico santantoniense, pois ama, admira, respeita, e valoriza a cidade e sua população.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Antônio Soares Santana.
Decreto Legislativo nº 32/2023 – Indicado pelo Vereador Danilo do Alto
Paulo Roberto Almeida Amaral
Paulo Roberto Almeida Amaral, nasceu em 05 de novembro de 1980, em Salvador. Filho de José Carlos Amaral e da Senhora Maria da Glória Almeida Amaral, é casado com Emanuela Cerqueira Bonfim Amaral e pai de duas filhas, Alice Bonfim Amaral e Ágata Bonfim Amaral.
Oficial da Policia Militar da Bahia, o capitão Amaral foi subcomandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itapuã, em Salvador, comandante de Companhia do 4º Batalhão em Alagoinhas e comandante de Pelotão da 10ª Companhia Independente em Madre de Deus.
Atualmente é comandante da 5ª Companhia da Policia Rodoviária Estadual em Santo Antônio de Jesus.
Foi condecorado com as Medalhas Bronze 10 anos e Prata 20 anos por tempo de serviço, e Medalha do Mérito da Casa Militar do Governador.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao excelentíssimo senhor capitão Paulo Roberto Almeida Amaral.
Decreto Legislativo nº 27/2023 – Indicado pelo Vereador Dr. Gil
José Walter Coelho Oliveira
José Walter Coelho Oliveira, também conhecido como Waltinho, nasceu em Santo Antônio de Jesus no dia 2 de março de 1951. É o primeiro dos 13 filhos do senhor Joaquim José de Oliveira e de dona Eunice Coelho Oliveira.
Morou boa parte de sua vida no bairro do Andaiá, onde estudou todo ensino fundamental. Formou-se em Técnico em Contabilidade da Escola Nossa Senhora das Mercês. Casou-se com Maria Conceição Nogueira Oliveira e desta união nasceram 4 filhos: Anderson, Adriano, Adelson e Adriana, esta que atualmente é vereadora e ocupa a vice-presidência desta Casa Legislativa.
Atuou por 20 anos na extinta TeleBahia, onde chegou a ocupar o cargo de Gerencia Regional. Também foi Gerente da antiga Cesta do Povo, entre os anos de 1999 a 2004.
Sua vida política se deu por influência do saudoso doutor Ursicino Pinto de Queiroz, em 1988, quando candidatou-se a vereador ficando na suplência do partido. Candidatou-se ainda em mais 3 oportunidades, ficando sempre na suplência.
Sua atividade profissional na gestão pública se iniciou em 2005, quando ocupou a diretoria de Serviços do Município, durante a gestão do prefeito doutor Euvaldo Rosa. Em 2008, já a frente da Superintendência de Trânsito, foi o responsável pela Municipalização do Trânsito de Santo Antonio de Jesus.
Também foi o responsável por estruturar outra pasta inédita no município, a Superintendência da Defesa Civil. Em seus anos de funcionário público municipal, o nosso homenageado sempre deixou a sua digital de empenho e dedicação, principalmente aos menos favorecidos.
Sua importância para o nosso município é indubitável e pode ser bem observada, quer seja pela sua extrema dedicação aos interesses do povo, quer seja pelo seu empenho na proteção do erário público.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor José Walter Coelho Oliveira.
Decreto Legislativo nº 21/2023 – Indicado pelo Vereador Ito Kanal Mix
Maurício Santana de Sousa
Maurício Santana de Sousa, o sexto filho de uma família de 8 irmãos, filho de D. Vanda, dona de casa, e Seu Isaías, comerciante na cidade de Uruçuca.
Nasceu na pequena cidade de Floresta Azul, no sul da Bahia, mas quando tinha 2 anos os pais se mudaram para Cruz das Almas, onde foi registrado, estudou, trabalhou e morou até os 18 anos.
Em 1994 foi aprovado no vestibular de geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Após 4 anos de estudos na princesa do sertão, se tornou professor licenciado.
Em 2000, prestou concurso para professor do Estado e do município de Lauro de Freitas. Aprovado, seguiu para Salvador onde iniciou carreira no magistério, e assim o fez até o ano de 2017.
Quando por ocasião do acompanhamento de sua esposa em razão do trabalho, voltei às origens no recôncavo baiano, desta vez, em Santo Antônio de Jesus.
Aqui assumiu a vice-direção do Cetep recôncavo, uma experiência importantíssima para servir e retribuir à generosidade da população desta cidade que é hoje sua moradia, seu refúgio e seu lar.
Aqui também fez amizades e criou laços fraternos. Afirma ser um apaixonado por Santo Antonio de Jesus, principalmente pela boa energia da cidade, presente em suas ruas, praças, avenidas e em seu povo.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Maurício Santana de Sousa.
Decreto Legislativo nº 39/2023 – Indicado pelo Vereador Luciano Cuiuba
Sidnei Santos Ramos
Sidnei Santos Ramos, nasceu em primeiro de julho de 1986, na cidade de Santo Antônio de Jesus, filho da Sra. Balbina Santos Ramos e Sr. Leo Eugênio Manoel Ramos. É casado com Jeane Miranda Souza, e pai de quatro filhos, Maria Luiza Santos Ramos, Rodrigo Santos Ramos, Rafael Santos Ramos e Levi Santos Ramos.
Sidinei teve sua infância e adolescência marcada por desafios e sofrimentos. Desde cedo, ele se viu envolvido com más companhias e, infelizmente, caiu nas armadilhas das drogas. No entanto, em meio à escuridão que envolvia sua vida, em 03 de dezembro de 2008, teve um encontro com Jesus. A partir de então descobriu que seu passado não definia seu futuro, e sentiu um chamado especial de Deus para compartilhar sua história e levar esperança a outras pessoas que enfrentam situações semelhantes.
Com dedicação e empenho ele estudou a palavra de Deus, hoje é Capelão Cristão, Juiz de Paz e Pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém, localizada na Rua Maria Amélia, bairro São Benedito.
Pastor Sidinei como é atualmente conhecido, hoje se dedica em restaurar famílias, é conselheiro, amigo, profetizando palavras de esperança, cura e transformação para as pessoas.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor Sidnei Santos Ramos, pastor Sidinei.
Decreto Legislativo nº 30/2023 – Indicado pelo Vereador Uberdan Cardoso
Claudio Nascimento Maia da Fonseca Júnior
Cláudio Nascimento Maia da Fonseca Júnior, filho de Jocilene Sousa Fonseca e Claudio Nascimento Maia da Fonseca, nasceu em 18 de abril de 1999, em Santo Antonio de Jesus e foi criado na Fazenda Pitanga, localidade de Santo Antonio do Comum, zona rural de São Miguel de Matas.
Estudou todo o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Marlene Santos, na Zona Rural de São Miguel. Iniciou o ensino médio em 2013 no Centro Territorial De Educação Profissional Do Recôncavo (CETEP) de Santo Antonio de Jesus, matriculado no curso técnico de Segurança do Trabalho.
Em 2014, mudou-se para SAJ para iniciar seu estágio obrigatório da grade curricular, sendo inclusive bolsista de iniciação à pesquisa científica e tecnológica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em 2015 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Formou-se como técnico em segurança do trabalho em 2016.
Em 2017, iniciou o curso de Direito no Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo – UNIFACEMP. Em 01 de setembro de 2017 começou a trabalhar como projetista na Kazeart Planejados, onde permanece até hoje.
Em janeiro de 2022 foi eleito presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, onde vem desenvolvendo um brilhante trabalho na defesa dos trabalhadores do comércio. Atuando nos acordos coletivos, na intervenção legal em ações judiciais, orientando sobre questões trabalhistas, recebendo e encaminhando denúncias de trabalhadores aos órgãos responsáveis.
Em 17 de agosto de 2022 concluiu o curso de bacharelado em Direito, tendo recebido sua carteira da OAB/BA, em 04 de novembro de 2022.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede a Medalha 29 de Maio ao senhor Cláudio Nascimento Maia da Fonseca Júnior.
Decreto Legislativo nº 33/2023 – Indicado pelo Vereador Uberdan Cardoso
Joselito Fróes do Nascimento
Joselito Fróes do Nascimento, nasceu no dia 09 de fevereiro de 1967, na Cidade de Itiruçu – Bahia. Filho da Sra. Zulmerinda Fróes do Nascimento, a D. Zuzu, é casado com Belinda Di Domizio, pai de Dante Fróes e Laís Eduarda.
Fróes é Bacharel em Administração pela UNIFACEMP. Radialista há mais de 35 anos é conhecido popularmente em nossa cidade como o “Rei do Brega”, por conta do seu Programa Espaço Brega.
Ele iniciou a sua vida profissional no rádio em Jaguaquara, onde ficou por dois anos e meio, depois foi para Amargosa trabalhar em uma emissora de rádio local e desde de 1993 mora em Santo Antônio de Jesus para onde veio trabalhar na Rádio Recôncavo FM, inicialmente como locutor e mais tarde passou a exercer também a função de coordenador de jornalismo da emissora.
Nosso homenageado também é Poeta e Compositor.
Como forma de reconhecimento à sua história, esta Câmara concede o Título Honorífico de Cidadão Santantoniense ao senhor Joselito Fróes do Nascimento.