reprodução

Depois de dias de incertezas e aflição, a família do gastrólogo baiano Filiphe Soares Braga está mais próxima de conseguir se despedir do jovem, que morreu aos 29 anos, em Malta, na Europa. Os parentes de Filiphe conseguiram arrecadar o valor necessário, cerca de R$58 mil, para trazer o corpo dele de volta ao Brasil através de uma vaquinha online.
A informação foi confirmada por Ana Elizabeth Ávila, prima de Filiphe. “Nós ficamos muito felizes e ansiosos, pois a princípio para muitas pessoas seria um sonho inalcançável, mas nossa família nunca desistiu”, diz. A previsão é que o corpo chegue ao país no dia 15 de setembro e seja sepultado em Salvador, cidade onde ele nasceu.

“Nós precisamos aguardar cerca de duas semanas para todo o processo burocrático entre a funerária contratada e o consulado para averiguar todos os documentos e fazer a liberação da viagem”, explica Elizabeth. O valor necessário para o translado foi atingido na sexta-feira (25).
Filiphe morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. No dia 16 de agosto, ele foi encontrado desacordado em casa por um amigo, que prestava asilo a ele durante o período da viagem. O gastrólogo morava há quatro meses na Europa e estava em busca de trabalho. Seu sonho, segundo a família, era abrir seu próprio restaurante.
“Minha tia ainda está muito abalada, de certa forma acredito que ela não tenha caído verdadeiramente na ficha, mas agradeceu muito a todos e a Deus pela oportunidade de se despedir de Filiphe”, afirma Elizabeth.
Antes de se mudar, Filiphe vendeu lanches em Salvador, sobretudo na região do Farol da Barra. Fantasiado de Homem-Aranha, usava o nome artístico Rhaego Braga e vendia produtos com temática geek, como itens inspirados no desenho Pokémon. Correio da Bahia