Secretário da Administração participa de Semana de Economia da Ufba
O gestor falou sobre sua experiência na área pública, abordando o tema Governança e Inovação no setor
O secretário da Administração, Edelvino Góes, participou da 1ª Semana de Economia da Universidade Federal da Bahia (Semeco/Ufba), na manhã desta sexta-feira (18). Ex-aluno da casa, Góes foi convidado para falar sobre economia na área pública e abordou o tema Governança e Inovação no Setor Público. Promovido pela Faculdade de Economia da Ufba, o evento contou com três dias de palestras e debates, com o objetivo de valorizar a formação e a profissão dos economistas, além gerar discussões sobre temas econômicos recentes.
A sessão de encerramento do evento foi uma aula magna em homenagem ao professor Fernando Cardoso Pedrão, livre docente em ciências pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A coordenação do Semeco ficou a cargo do diretor da Faculdade de Economia, Henrique Tomé da Costa Mata.
O terceiro dia do Semeco foi realizado no Auditório da Faculdade de Economia (FEUFBA), na Praça da Piedade, Centro da capital baiana. O secretário da Administração falou da sua experiência de 28 anos no setor público. Servidor de carreira do IBGE, Góes está cedido ao Governo do Estado desde 2007, sendo que nos últimos dez anos está à frente da Secretaria da Administração do Estado.
O secretário falou sobre a implantação de políticas públicas no estado, seus entraves e oportunidades, sobre gestão de recursos humanos, tecnologia e inovação, normatização e controle. Também abordou assuntos como a participação dos cidadãos na conformação das políticas públicas, da necessidade da aproximação da academia com a administração pública, da importância da qualidade do gasto no setor, dentre outros temas.
Góes ressaltou ainda a importância de cultivar um ambiente inovador no setor público, com destaque para a transformação digital. Citou exemplos de projetos na área de tecnologia da informação que liderou frente à Secretaria da Administração: A tecnologia SAP Human Capital Management (HCM), que foi implantado na Bahia a partir de 2015 e revolucionou a área de Recursos Humanos do Estado. Também citou O Sistema Eletrônico Informação (SEI Bahia), software de processos administrativos que extinguiu o uso de papel no estado, além do SAC Digital, plataforma eletrônica de serviços do estado, que em breve será sucedida pelo novo site gov.ba.
Os dois primeiros dias do Semeco contaram com palestras como da economista Bárbara Caballero, mestre em economia e coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã; Luiz Mario Vieira, Coordenador na Superintendência de Estudos Econômicos, Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias; dentre outros. O evento também contou com ampla participação do corpo docente e dos alunos da Faculdade de Economia, com rodas de discussões e debates.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb