Esse dia é muito especial para os moradores e devotos. Comemora-se o dia de Nosso Senhor da Vera Cruz. Os moradores ficam na expectativa do mês de setembro, referindo-se a ele como “a festa de setembro”. O 14 de setembro 2023 é considerado feriado em todo o município.
Vera Cruz é a denominação dada às relíquias provenientes, segundo a tradição cristã, da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. A festa do Senhor da Vera Cruz é um evento religioso, consistindo da caminhada de fiéis até a sua Igreja, onde se celebra missa solene. A comunidade é a responsável principal pela organização da festa.
O dia começa com o toque da alvorada. A rua principal da igreja e a praça ficam ornamentadas. De todas as partes, em romaria, homens, mulheres, crianças e visitantes chegam a pé, conduzindo a imagem do Senhor da Vera Cruz até a antiga colina sagrada.
São aproximadamente cinco quilômetros e meio de caminhada. Após a celebração da missa, o pároco, em procissão frente ao andor, retorna à capelinha da comunidade, acompanhado pelos devotos. O Senhor da Vera Cruz tem a imagem representada em trajes iguais ao do Senhor do Bonfim da Bahia com uma longa cruz de madeira e uma coroa de espinhos em sua cabeça.
O corpo é desnudo, coberto apenas com um linho branco na parte da cintura. Os braços e os pés expõem os cravos pregados na cruz. Cada extensão da cruz de madeira se encontra ornada de ouro do século XVI. Apenas nesta data magna da Ilha é que se ornamenta o Senhor da Vera Cruz com esta relíquia dos antepassados portugueses sagrado e profano, turismo religioso e comércio na festa do senhor da Vera Cruz.
Muita folia se pode ver ao longo da estrada do Baiacu nesse dia dedicado ao seu padroeiro com essa festa, e é um dia onde se pode rever amigos, encontrar muitos políticos, em grupos, ao chegar no centro desta localidade, andando por entre as pessoas que se divertem, descontraídos, como se fosse ano eleitoral. É uma festa de grande importância, não só para os moradores do Baiacu e Ilha de Itaparica,
Neste dia, se pode ver por lá shows, muitos bares com serestas, comidas típicas da região, como outras iguarias e o povo hospitaleiro recebendo. O empresário Nego já participa da festa há mais de 25 anos, participando tanto da parte religiosa, como da profana e disse que seu pai Wilson Pedreira conheceu sua primeira esposa Bernadete Castro lá Baiacu, que é a sua mãe, e por isso é que todos anos participa do evento que esse ano não foi diferente. Ele esteve ao lado de sete vereadores: Coite, Zé Curel, Ivan filho, Faco, Fábio Costa, Neto Mola, Lico de Matarandiba de Vera Cruz.