Ontem, 29/10/2023, o Movimento LGBT+ realizou a XI Parada da Diversidade SAJ , saindo do Largo de São Benedito e encerrando ao lado do Centro Cultural.
O evento, versão santoantoniense da Parada Gay que acontece em várias cidades brasileiras, tem como lema: “Toda maneira de amar vale a pena” e tem como meta o combate à homofobia em nossa região. A animação ficará a cargo de trio elétrico com boate, drag queens e bandas da terra.
Um dia de celebração da diversidade e luta contra qualquer tipo de discriminação por orientação sexual ou identidade. Por assim entender, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus garantiu apoio para realização da Parada LGBT de Saj, neste domingo, 29.
A administração municipal proporcionou um esquema especial de trânsito, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTTA gestão garantiu os recursos para a estrutura, os trios elétricos e as atrações, numa demonstração de compromisso efetivo com a luta da comunidade LGBTQI+. “ é uma cidade inclusiva, diversa. Nossa população tem todo o direito de experimentar uma festa como essa, reafirmando a liberdade, o respeito e a possibilidade das pessoas serem o que quiserem”, afirma o secretário a festa se consolida como uma tradição, um exemplo de luta e mobilização social.
“Esse é um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade, chegando à edição. Ele é uma forma que encontramos de pedir respeito, de mostrar que estamos organizados em nossa luta por liberdade e contra qualquer tipo de discriminação, por isso é muito importante o apoio da Prefeitura de SAJ ”, destacou a coordenação da Parada.
“Estamos aqui para reivindicar nosso direito de existir, por isso é fundamental tomar as ruas e mostrar quem somos. É dia luta muito importante, por isso ter a Prefeitura ao nosso lado nos fortalece”, explica. Na ocasião vários seguimentos sociais marcaram presenças, além de Autoridades Municipais a exemplo da Secretária de Cultura, Sílvia Brito, e do Vereador, Uberdan Cardoso.
Foram entregues várias Homenagens, onde entre as pessoas homenageadas.
Além de celebrar quem são, a comunidade pôde também reafirmar o que deseja para o futuro. “O apoio a esse tipo de evento é muito importante, pois nós precisamos celebrar a resistência. A gente que é LGBT luta para que essa liberdade que experimentamos aqui possa acontecer todos os dias”, ressaltou Verlott Xarifhe (Drag Queen).
A Parada é o momento em que damos as mãos para mostrar que temos o mesmo direito de ser felizes que as pessoas hetero. É lindo ver idosos, ver crianças perto do palco, respeitando e admirando o que fazemos.
Muitas crianças recebem em casa uma orientação preconceituosa de pais homofóbicos, mas nós temos a potência de mudar essa ideia errada, mostrando que o amor vence tudo.
“Queremos agradecer o apoio de sempre da nossa madrinha NEGA JÚ, que infelizmente por motivo de saúde não pôde está presente.” Disse Lougan Maldonado - um dos organizadores da XI Parada da Diversidade de Santo Antônio de Jesus- BA.