Preocupado com a saúde e o bem estar da população, o Vereador Cristiano Sena (PSD), se tornou uma referência como sendo o único parlamentar da região do Recôncavo Baiano que se preocupa com os diabéticos. O parlamentar é Fundador do Instituto dos Diabéticos de Santo Antônio de Jesus (IDSAJ), onde é oferecido tratamento gratuito para portadores de diabetes, além de realizar acompanhamento em várias outras especialidades.
No IDSAJ, a pessoa tem à disposição um tratamento médico multidisciplinar e profissionais qualificados nas áreas. Atendimento especializado para quem precisa ser avaliado
E para quem precisa de atendimento para diabetes, o paciente tem à disposição alguns serviços e procedimentos como: consulta com dialetólogo, nutricionista, enfermagem, avaliação e acompanhamento de educação física, fisioterapia, psicologia, além de atividades de educação em saúde.
Tiago Rocha, biólogo e cientista na área da alimentação O IDSAJ Camping é um projeto que tem o objetivo de cuidar dos pacientes com diabetes, não só através de terapia e medicamentos, mas também com momentos de lazer.
E a 2° edição do projeto aconteceu no dia 12 de novembro (domingo), as 09 da amanhã no Villa Music, com uma palestra do cientista alimentar Tiago Rocha e o presidente IDSAJ e vereador Cristiano Sena. “Este evento é beneficente, então a gente adotou a questão dos 2 kg de alimentos, por uma questão do nosso projeto. O IDSAJ não tem só a parte da saúde, mas também o social. A gente faz o cadastro de mais de 5000 pacientes e tudo isso aqui vai colaborar diretamente com esses pacientes também”, afirmou a enfermeira Juliana Miranda, que está coordenando o evento.
O idealizador do Instituto, Cristiano Sena, falou um pouco sobre a importância da palestra:
“Quando eu idealizei fundar o Instituto dos Diabéticos, sinceramente eu não pensava que a gente ia chegar onde estamos chegando e vamos chegar mais adiante”, disse Cristiano.
“É uma palestra renomada, muito respeitada internacionalmente, porque Durante a apresentação, o palestrante orientou os presentes a sempre buscar as informações dos rótulos dos alimentos, para que eles tenham a certeza do que estão consumindo. Tiago Rocha também esclareceu as dúvidas dos pacientes sobre os alimentos e as frutas. “Eles podem consumir as frutas que têm o índice glicêmico mais baixo, que vai diminuir a quantidade de açúcar no sangue durante a digestão, a exemplo da laranja, da uva, da banana e da maçã, esses são alguns tipos que têm um bom aporte de fibra, e que contribuem para diminuir a quantidade de açúcar no sangue”, informou.
O Dia Nacional das Diabetes é importante para todo mundo ter ciência que existe essa doença silenciosa. “Todos têm que se tratar”, enfatizou o palestrante, este que já está em 50 países levando o conhecimento da alimentação saudável, ele citou o caso de uma paciente e beneficiária do Institi que tem diabetes Tipo 2 e faz tratamento no Centro de Endocrinologia e Diabetes com o acompanhamento de três profissionais, uma endocrinologista, uma enfermeira e uma nutricionista.
De acordo com o especialista, o diabetes é uma síndrome, com vários sinais e sintomas, caracterizada pela deficiência total ou relativa de insulina. “No diabetes tipo 1, por exemplo, há uma deficiência total da insulina por causa de um problema na produção da insulina no pâncreas, e a pessoa depende de insulina para viver; enquanto o diabetes tipo 2 é caracterizado por uma resistência insulínica, na qual o pâncreas tem que produzir mais insulina para vencer essa resistência”, explicou. Ele acrescentou ainda que essa resistência à insulina do diabetes tipo 2 está relacionada ao excesso de peso e a obesidade.
O diabetes é uma doença silenciosa. “Não é à toa que boa parte das pessoas não sabem o diagnóstico. Por isso é importante a conscientização, para que as pessoas, principalmente as que têm idade acima de 40 anos, que tenham excesso de peso procurem fazer o check-up, meçam a glicemia, porque muitas vezes a pessoa está com a glicemia alta e não apresenta sintoma e só vai perceber quando os níveis de açúcar já estão elevados, com complicações microvasculares como a doença da retina, doença renal; e as microvasculares que são o infarto agudo do miocárdio, a doença arterial coronariana e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser evitadas”, disse.
Existem alguns Fatores de risco que Tiago Rocha afirmou que vem tendo um grande aumento na prevalência de diabetes, devido às mudanças no comportamento humano e ao processo de urbanização. “Hoje em dia as pessoas estão muito estressadas, sedentárias, com alimentação industrializada e devido a isso ocorre a presença do sobrepeso e da obesidade”, disse.
Segundo o endocrinologista, 20% da população brasileira é obesa e se juntar os obesos com os que têm sobrepeso somam 55% da população com excesso de peso. “Essa obesidade contribui para o aumento do diabetes”, pontuou. Além disso, ele também citou a idade como fator de risco para a doença. “A idade a gente não pode controlar, quanto mais a gente viver, idoso vai ficar, mas com relação às mudanças de vida, isso está totalmente sob o nosso controle, portanto, é fundamental optar pela boa alimentação, baseada no consumo de vegetais, legumes, verduras e em proteínas. Além de levar em consideração a questão da atividade física, com a realização de exercícios periódicos, no qual a pessoa deve se dedicar a fazer pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, isso reduz muito as complicações cardiovasculares e o risco de desenvolver diabetes”, salientou.
De acordo com a coordenadora da unidade, o objetivo do Centro é fazer um trabalho integral com o paciente. “Quando se faz o acompanhamento multidisciplinar você está trabalhando com a prevenção da descompensação do paciente que já é diabético e com aqueles que ainda não são”, disse.
Quem marcou presença e não não passou despercebido no e evento foi o Médico Cardiologista, o Ex-prefeito Euvaldo Rosa acompanhado do ex-presidente da câmara Tom.
Também se fez presente o Empresário da Avivip Ditinho, o empresário Ze Nery, Tedesco, empresário Marcelo Fite, o ex -vereador Faustino Cunha, o Empresário Tone e Monique Sou Che Empresária que criou a maior rede de produtos naturais. Afinal, empreender é isso, acreditar, investir, cair e levanta.








































