Foto: reprodução
A edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (3) traz a publicação de um decreto pelo governo estadual, que estabelece estado de emergência em 21 municípios da Bahia afetados por intensas precipitações recentes. Este decreto, firmado pelo governador Jerônimo Rodrigues, entrou em vigor imediatamente e tem validade de 180 dias a partir de sua publicação.
A oficialização dessa situação de emergência habilita tanto o Estado quanto os municípios afetados a implementar medidas adicionais às já em curso, visando a recuperação dos prejuízos causados às populações e às atividades econômicas locais por conta das chuvas e inundações.
Os municípios reconhecidos pelo decreto incluem Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Monte Santo, Muquém de São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saúbara, Ubaíra e Wanderley.
Adicionalmente, embora não mencionado no decreto estadual, o município de Conde, localizado a aproximadamente 160 km de Salvador, também está enfrentando dificuldades devido às intensas chuvas. A prefeitura de Conde emitiu um alerta sobre o estado de emergência por meio de suas redes sociais, em razão das inundações provocadas pelo Rio Itapicuru. De acordo com Claudio Telles, Secretário de Meio Ambiente do Conde, a comunidade quilombola do Buri encontra-se isolada, afetando cerca de 40 famílias que residem numa área acessível apenas por lancha.