alba

Com oito das dez assinaturas dos parlamentares do partido, o deputado Robinho será o novo líder do União Brasil na Assembleia Legislativa. Ele vai substituir o deputado Marcinho Oliveira. O ofício informando à Mesa Diretora sobre a mudança deve ser publicado na edição do Diário Oficial do Legislativo. A informação foi confirmada ao Política Livre pelo comandante da bancada de oposição, deputado Alan Sanches (União), na terça (12).

Como revelou o site com exclusividade, houve uma reviravolta na disputa pela liderança do União Brasil no Legislativo estadual. O nome de consenso para assumir o posto era o do deputado Sandro Régis, parlamentar experimentado e próximo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). Só que o deputado Robinho pediu a Sandro para exercer a função, uma vez que o colega foi recentemente líder da oposição.

Sandro, então, cedeu, mas o movimento não agradou toda a bancada, sobretudo Marcinho, que já foi diversas vezes alvo de críticas públicas de Robinho por participar de eventos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nos municípios onde é votado. Em uma declaração recente, do final do ano passado, Robinho chegou a dizer que Marcinho comprometia o partido e devia agir como oposicionista.

O assunto chegou a ser levado, como queixa, a ACM Neto e ao prefeito Bruno Reis (União), mas Marcinho sempre foi firme e nunca recuou, alegando defender os interesses dos próprios eleitores nas cidades onde era votado. “Participo das agendas como parlamentar, e não como líder, porque respeito o meu eleitor”, declarou em uma ocasião.

No final da semana passada, Marcinho e Robinho discutiram no grupo de WhatsApp da bancada de oposição, como revelou o site. O ainda líder do União Brasil criticou o sucessor por publicar um vídeo nas redes sociais convidando os apoiadores a comparecerem à agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Salvador. Marcinho lembrou que o União Brasil é aliado do presidente Lula (PT).

Durante a discussão, o deputado Manuel Rocha, que é do União Brasil, sugeriu a realização de uma reunião esta semana para tratar da liderança. Só que tanto ele quanto Marcinho foram pegos de surpresa com a informação de que Robinho já teria as oito assinaturas, faltando apenas a deles dois. Até o deputado Júnior Nascimento, próximo de ambos, assinou a lista.

Vale lembrar que Marcinho Oliveira, Manuel Rocha, Júnior Nascimento e Robinho integram a chamada bancada do deputado federal Elmar Nascimento (União) na Assembleia. Só que Robinho é um membro do grupo tido como independente, e que tem uma postura mais crítica em relação ao PT.

Outra questão pendente é qual será o cargo de Marcinho na estrutura da Assembleia. Caso Sandro fosse o líder do União, ele deixaria a corregedoria parlamentar, que seria assumida pelo antecessor na liderança. Agora, o posto que sobra para Marcinho é o de vice-líder de Robinho. Na segunda (11), Alan já indicou Sandro como membro do Conselho de Ética da Casa, justamente por ser o corregedor.

Essa será a segunda vez que Robinho assume a liderança de um partido na Assembleia. Quando era do PP, ele comandou a bancada em 2018, no governo do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, e quando o partido era totalmente alinhado ao PT. Política Livre