O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito (BA), reuniu em uma festa na noite de terça-feira (9), em Brasília, nomes como o do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e ministros do governo Lula (PT). O anfitrião do evento, realizado em um badalado restaurante da capital federal, busca impulsionar sua candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). A disputa ocorre em fevereiro de 2025, mas até o momento está indefinida. Lira, por sua vez, não pode se reeleger e tenta transferir seu capital político para um candidato de sua escolha.

Tido como de perfil discreto e conciliador, Brito procura tanto o apoio de Lula quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem se reuniu na semana passada. No encontro, recebeu de Bolsonaro a medalha “dos três is”, das iniciais de “imorrível, imbrochável e incomível” que o ex-presidente entrega a aliados. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Valdemar conversou reservadamente com Lira e o líder do PL na Casa, Altineu Côrtes.

Lira ficou pouco tempo no evento. Na saída, conversou com o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), deputado Pedro Lupion (PP-PR). Ele tem afirmado a interlocutores que irá anunciar o nome de seu candidato à presidência da Câmara em agosto. Em outro momento, Valdemar conversou ao pé do ouvido do presidente do PSD, Gilberto Kassab. Segundo relato dos dois, Valdemar disse a Kassab: “Vou te meter ferro”, em alusão ao resultado das eleições municipais no estado de São Paulo, onde os dois partidos disputam cerca de 250 prefeituras. Bahia.Ba