Henrique Raynal | CC
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), declarou que irá concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026, na hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistir de tentar a reeleição. O ex-governador da Bahia admitiu, no entanto, seu desejo em disputar uma das duas vagas no Senado Federal na próxima eleição.
Durante o anúncio de obras nos terminais baianos na segunda-feira (23), na sede da Codeba, no bairro do Comércio, em Salvador, Rui Costa foi na mesma sintonia das declarações concedidas em entrevista ao O Globo, de domingo (22). ). Ao jornal, Costa frisou que é “um potencial candidato, se o presidente assim entende, um senador da Bahia”.
Para a empreitada, Rui Costa negou uma possível troca do PT pelo Avante, que na Bahia é comandada pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Sobre o assunto, o ministro foi categórico ao responder que “não existe isso”. “Nós estamos conversando, não existe mudança de partido. Nós estamos conversando, o jornalista da Globo me perguntou, e eu diria que é evidente, sou ministro da Casa Civil e quem decide é o presidente, mas no cenário no horizonte da política, a única carga que eu me coloco a priori para disponibilizar meu nome é Senado da Bahia. E, portanto, é isso que está colocado”, frisou. Carine Andrade/Política Livre