_Prefeito e comitiva se reúnem com secretarias estaduais e órgãos ligados à agricultura para formalizar pedido de 10 pleitos_
Uma das maiores feiras de artesanato e flores ornamentais do Recôncavo Baiano, a ExpoMuniz, já está na pauta do prefeito Gileno Pereira, ao lado de outras nove solicitações protocoladas nesta quarta-feira (26), durante sua segunda viagem oficial à sede do governo baiano em Salvador, só este ano. A feira contará com a participação de secretarias estaduais e órgãos ligados ao agronegócio, turismo, meio ambiente e planejamento.
O pacote de ideais foi apresentado pelo prefeito, acompanhado do vice-prefeito Vavá Almeida, do secretário de Agricultura Edgar Alves, do diretor de Turismo Lucas Sales e da engenheira ambiental Gabriela Prazeres. Uma série de propostas voltadas para o fortalecimento do setor agrícola foram apresentadas aos representantes do governador Jerônimo Rodrigues, na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Entre os pleitos, foram solicitadas 10 mil mudas de cacau por meio da BAHIATER, além de manivas de mandioca geneticamente melhoradas para implantação de maniveiros via Biofábrica. Também foram requisitados seminários sobre as culturas da mandioca e do cacau, com o objetivo de capacitar os agricultores no manejo dessas raízes que produzem a farinha e a fruta cacaueira que faz os chocolates, essenciais para a economia do município
Outro pedido formalizado foi a realização do CAR/CEFIR, além da aquisição de um viveiro de produção de mudas florestais para recuperação de nascentes, iniciativa do governo municipal para fortalecer o meio ambiente e os afluentes dos rios da região. Também foram solicitadas 100 barracas de feira para os feirantes comercializarem seus produtos.
Destaque ainda para o pedido de apoio ao projeto de requalificação das Casas de Farinha do município, um marco histórico da gestão de Gileno e Vavá. A iniciativa visa reformar esses espaços essenciais para a produção de farinha, especialmente no Ponto Chic, principal polo produtor do Recôncavo.
O protagonismo da agricultura não para por aí, o governo municipal também protocolou, junto à SDR, solicitações para aquisição de uma roçadeira, novas unidades de galinheiros e a criação de uma Casa do Ovo, além de apoio para a realização da 4ª edição da ExpoMuniz. Com esse pacote de investimentos, a agricultura de Muniz Ferreira ganha ainda mais força, beneficiando diretamente os trabalhadores do campo e impulsionando o desenvolvimento sustentável do município.
Texto: Kaylan Anibal