Últimas News

ALBA: São João da Bahia pode se tornar Patrimônio Imaterial do estado; deputado cita Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Amargosa como destaque

 


A festa de São João já faz parte da identidade baiana. Quando chega o mês de junho, a Bahia, principalmente no interior, já aspira forró, espigas de milho assadas e amendoim cozido (fora os bolos). Agora, o festejo junino pode se tornar oficialmente Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial da Bahia por meio de um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD) na Assembleia Legislativa (AL-BA).

“Os festejos se espalham pelo estado, com atrações nos seus 417 municípios. As pessoas esperam ansiosamente por essa época… a fogueira, as comidas e o forró são comemorados com muita alegria e tradição. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do São João”, escreveu Alex da Piatã.

O parlamentar também listou as cidades que possuem uma festa de São João de destaque, movimentando a economia dos municípios e fomentando a cultura. Foram citadas as festas de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Salvador.

O SÃO JOÃO

O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista. Conhecido como o “Santo Festeiro”, ele foi o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica.

A festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI, onde se misturou com elementos religiosos e culturais locais, como danças, músicas e comidas típicas. Desde então, a celebração se transformou em uma festa popular com forte influência regional, especialmente no Nordeste.

No ano passado, o São João movimentou uma receita histórica de R$ 2 bilhões, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Conforme a pasta, foram 1,7 milhão de visitantes nos festejos do ano passado, em toda a Bahia. O número indicou um crescimento no setor, já que em 2023 o número foi de 1,5 milhão de turistas. Informações do Bahia Notícias

Tags